DestaqueSul Fluminense

Itatiaia realiza laqueadura com técnica Sauter

Uma gestante que teve parto normal realizou nesta terça-feira (24/10), às 15h, ligadura de trompas utilizando a técnica de Sauter. O procedimento aconteceu no Hospital Municipal Dr.Manoel Martins de Barros e foi conduzido pelo obstetra José Luiz Balieiro.

De acordo com a Gerente de Enfermagem do Hospital Municipal, Aline Bonaldo, o procedimento feito nesta terça-feira é relativamente simples e possível de ser realizado no pós-parto. Segundo ela, neste momento o útero puerperal, aumentado de volume, situa-se próximo à cicatriz umbilical, e possibilita fácil acesso às tubas.

Aline lembra que recentemente começaram a valer novas regras para laqueadura, com a atualização da lei do planejamento familiar. A idade mínima passou de 25 para 21 anos, quem tem pelo menos dois filhos vivos também está autorizado, independentemente da idade, foi dispensada a autorização do cônjuge para realizar a cirurgia, pessoas sem filhos podem fazer a esterilização, desde que tenham a idade mínima, mães podem fazer laqueadura logo após o parto.

Especialistas ressaltam que eficácia da laqueadura como método contraceptivo fica acima de 99%. O passo inicial para fazer a laqueadura é manifestar o interesse junto a um profissional de saúde. “Os profissionais de saúde, no momento de orientar sobre a laqueadura e a possibilidade de adoção de outros métodos contraceptivos, vão sempre levar em conta o quadro de saúde da paciente”, ressalta Aline.

O Secretário de Saúde de Itatiaia, Luiz Eduardo Saldanha, destaca que o procedimento é mais um avanço disponibilizado às munícipes. Segundo ele, a pasta vem se empenhando intensamente para ofertar serviços de qualidade para os moradores.”Temos trabalhado com afinco neste sentido e as conquistas estão acontecendo, afirma.

Fotos: Sonita Palmer