Notícias

Santo Antônio do Pinhal, SP cria mural em grafite com pessoas que fizeram história na cidade

A Prefeitura da Estância Climática e Turística de Santo Antônio do Pinhal inaugura no sábado, 7 de outubro, às 9h, na Fonte da Praça Santo Estevão, o mural de grafite “Turismo & Memórias – Um passeio pela história de Santo Antônio do Pinhal”. O mural tem 32m de comprimento por dois metros de largura e faz todo o contorno da Fonte, deixando o local mais colorido.

De acordo com o secretário de Turismo Fábio Santos, o projeto “Turismo & Memórias” tem como objetivo resgatar e contar, por meio da expressão artística do grafite, os principais fatos da história e as personalidades importantes desde a emancipação de Santo Antônio do Pinhal, em 1960.

“Após a emancipação, Santo Antônio precisava de um motivo junto ao Governo do Estado para obter recursos financeiros para o seu desenvolvimento. Foi então que o Turismo se tornaria a indústria limpa da geração de empregos, renda e a principal atividade econômica da cidade”, explicou Fábio.

O TURISMO — O passeio começa em 1967. João Baptista da Motta, prefeito na época, participou da abertura da estrada de acesso ao Pico Agudo, o primeiro atrativo da cidade para se tornar estância turística.

Entre as personalidades e figuras importantes retratadas no mural, além de João Baptista, estão: Shiguero Katayama, José Motta, Padre Pedrinho, Márcio Leonardo Sóssio, Afonso Vieira, Rubens Camargo, Dito Barbosa, José Pereira Neto (José Grillo), Benedito Pimenta, Milton Barbosa, Paulo Valério, Miguel Valério e João Paulino.

Padre Pedrinho foi pároco por duas décadas e é conhecido pelas suas festividades religiosas que sempre movimentaram a comunidade, valorizando a cultura local.

Márcio Leonardo, conhecido como Branco, era do ramo de hospedagem na cidade e também músico. Compôs uma canção que ficou conhecida no Brasil inteiro na voz de Tim Maia – “A Festa do Santo Reis”.

Entre as personalidades está também José Motta, popularmente conhecido pela criação do primeiro presépio mecanizado da cidade, que atualmente é considerado o mais antigo do tipo em toda a Região Metropolitana do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira.

O ARTISTA — O mural foi criado pelo artista plástico Ulysses Sanchez, vencedor do edital Museu de Arte Urbana 2022 e do concurso de grafite “Arte na Porta DPaschoal”, em 2017.

Participou de diversas exposições coletivas, dentre elas: Centro Cultural Lauderdale House, em Londres (2011); 22.º Salão de Arte ACSP Pinheiros, Mostra Internacional de Arte Contemporânea de Luxemburgo (2003), além de ter conquistado vários prêmios, entre eles Medalha de Ouro no 23.º Salão da ACSP Pinheiros, em São Paulo, e Menção Honrosa e Medalha de Prata no Centro Cultural Lauderdale House”, em Londres.

O evento é uma realização da prefeitura, com apoio institucional da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo e da APAA (Associação Paulista dos Amigos da Arte).

SERVIÇO

“Turismo & Memórias – Um passeio pela história de Santo Antônio do Pinhal”

Artista plástico (mural de grafite): Ulysses Sanchez

Horário: 9h

Local: Praça da Fonte Santo Estevão

Endereço: Praça Santo Estevão, centro

Classificação indicativa: Livre

Por José Carlos Júnior | Ascom PMSAP