Destaque PequenoVale do Paraíba

Areias adere ao Programa de Alfabetização Responsável (PAR) do SESI

O município de Areias, localizado na região do Vale do Paraíba, deu um passo importante na melhoria da qualidade da educação.

Nesta quarta-feira (15), o Prefeito Paulo Henrique de Souza Coutinho, acompanhado da Secretária Municipal de Educação, Fátima Souza, lançou oficialmente a adesão de Areias ao Programa de Alfabetização Responsável (PAR) do SESI.

A iniciativa do PAR visa aprimorar a educação infantil e os anos iniciais do Ensino Fundamental, beneficiando crianças de 4 e 5 anos, bem como estudantes do 1º e 2º anos. Para alcançar esse objetivo, os professores e gestores da rede municipal passarão por uma formação ministrada por especialistas do Sesi-SP, totalizando 30 horas de capacitação, sendo 16 horas presenciais e 14 horas online.

Além da formação direcionada aos educadores, o programa também inclui a capacitação de diretores escolares e coordenadores pedagógicos, abordando práticas de liderança e conhecimento técnico dos processos educacionais. O objetivo é fortalecer a capacidade dos profissionais para analisar indicadores de qualidade, monitorar o progresso do ensino e criar ambientes propícios à alfabetização.

O Prefeito Paulo Henrique destacou a importância da parceria com o SESI, enfatizando que “quem ganham são os nossos alunos. Uma formação de qualidade aos professores que vai refletir na aprendizagem dos alunos. Agradecemos essa parceria, que tem o carimbo de qualidade do SESI e o compromisso de melhorar o cenário da educação”.

Areias já vem trabalhando com o SESI desde 2018, por meio de um convênio de ensino apostilado nas escolas da rede municipal de ensino. O município também participou do programa Recompondo Saberes, alcançando excelentes resultados.

Por Jornal A Notícia