Notícias

Atriz Lolita Rodrigues morre em João Pessoa aos 94 anos

Ela estava internada no Hospital Nossa Senhora das Neves e foi acometida por uma pneumonia. Corpo será cremado em cerimônia restrita à família.

Foto: Lolita Rodrigues/Acervo pessoal

A atriz, cantora e apresentadora Lolita Rodrigues, que foi uma das pioneiras da TV no Brasil, morreu na madrugada deste domingo (5) em João Pessoa, cidade onde morava com a filha desde 2015. Lolita tinha 94 anos, estava internada no Hospital Nossa Senhora das Neves e não resistiu a uma pneumonia.

A filha da artista, a médica Silvia Rodrigues, disse que o corpo de Lolita será cremado nesta segunda-feira (6), numa cerimônia restrita apenas à família.

Pioneira na televisão

Sylvia Gonçalves Rodrigues Leite, artisticamente conhecida como Lolita Rodrigues, nasceu em Santos, litoral de São Paulo, em março de 1929, e faz parte da geração precursora da TV no Brasil. Ela cantou, por exemplo, o hino da TV brasileira no programa de estreia da TV Tupi, realizado em 18 de setembro de 1950.

Lolita Rodrigues em foto de 2009, na divulgação da novela ‘Amor à vida’, em que atuou como Noêmia — Foto: João Miguel Júnior / TV Globo

Lolita começou a carreira artística participando de radionovelas e também como cantora na Era de Ouro do rádio no Brasil. O trabalho como atriz começou em 1957, quando interpretou uma cigana em “Corcunda de Notre Dame”, na TV Tupi. No papel, ela cantava, dançava e tocava castanholas.

Filha de espanhóis, Lolita teve a carreira permeada por personagens que falavam com sotaque castelhano. Em “Sassaricando” (1987), ela interpretou a espanhola Aldonza, mãe de Tancinha (Claudia Raia). Voltou a interpretar uma espanhola em “Terra Nostra” (1999), mais uma vez sendo mãe de Claudia Raia na ficção.

Em seu último trabalho na TV, a artista interpretou Noêmia, avó de Luciana (Alinne Moraes), na novela Viver a Vida (2009).

É possível assistir ao trabalho da atriz em “Sassaricando, “Terra Nostra”, A Viagem (1994), Uga Uga (2000) e “Kubanacan” (2003), todas novelas que estão disponíveis na íntegra no Globoplay.

Lolita Rodrigues foi casada por 31 anos com Aírton Rodrigues e juntos eles apresentaram por mais de duas décadas na TV Tupi o programa Almoço com as Estrelas, que foi responsável por apresentar ao público vários artistas que depois se consagrariam. Eles se separaram em 1982, mas a atriz não costumava falar sobre o assunto.

Aposentadoria

Após se aposentar, Lolita fez poucas aparições públicas. Uma delas foi prestigiando o lançamento de “Flor do Caribe” (2013), enquanto ainda morava no Sudeste. Se mudou para a Paraíba em julho de 2015 e decidiu passar a aposentadoria reclusa, na companhia da única filha, Silvia Rodrigues, que trabalha e mora na capital paraibana.

Uma das últimas aparições públicas de Lolita foi em dezembro de 2017, quando prestigiou uma apresentação do espetáculo “Hebe – O Musical”, em São Paulo.

Amizade com Nair Bello e Hebe Camargo

Na época da morte do humorista, apresentador e diretor de teatro Jô Soares, em 2022, a famosa entrevista das amigas Lolita Rodrigues, Nair Bello e Hebe Camargo foi resgatada por internautas, que a elegeram como um dos momentos mais icônicos do Programa do Jô (veja trecho abaixo). Naquele momento, a filha de Lolita, Silvia Rodrigues, relembrou um pouco da amizade da mãe com as duas amigas inseparáveis.

“Elas tinham um humor invejável como mostram em entrevista no Programa do Jô. Lola e Nair se falavam ao telefone umas 8 a 10 vezes por dia. Amavam o que faziam”, disse à época.

Famosos se despedem de Lolita Rodrigues

Logo depois que a morte de Lolita Rodrigues foi confirmada, uma série de famosos que conviveram com a artista se manifestaram. A atriz Lilia Cabral, por exemplo, foi uma das primeiras a escrever um texto em homenagem à colega de profissão. Ela conta como as duas se conheceram.

“Eu tinha 8 anos e nunca me esqueci! Meu padrinho era tio do Walter Avancini, e eu me lembro que um dia ele me levou na casa do Walter e dei de cara com a Lolita Rodrigues e a Hebe Camargo. A Lolita fazia o programa Almoço com as Estrelas, eu amava aquele programa. Depois de muito tempo fui encontrar no corredor da Globo do JB e contei essa história, e ela me puxou e contou a vida toda dela. Como se nós nos conhecêssemos há muito tempo. Depois nós nos encontramos em Viver a Vida e continuamos contando histórias das nossas vidas. A Lolita era uma grande mulher, forte, inteligente, elegante, muito talentosa e linda. Jamais irei esquecer seu carinho e seu olhar tão responsável pelos profissionais da TV e seu amor. Meus sinceros sentimentos à família. Lolita, querida, as nossas conversas dariam um belo capítulo. Obrigada”, escreveu Lilia.

O apresentador Serginho Groisman, por sua vez, usou as suas redes sociais para relembrar da célebre entrevista no Programa do Jô: “Lolita hoje se junta a Nair, Hebe e Jô. Risadas garantidas no céu”, escreveu.

O ator Lúcio Mauro Filho também de pronunciou. Escreveu que “Lolita Rodrigues se despede do palco da vida, sob aplausos com duração de eternidade” e depois lembrou que ela se aposentou após a novela “Viver a Vida, cujo título serviu como uma espécie de mantra, um subtítulo de uma mulher que fez isso como poucas”.

Nomes como o dramaturgo Walcyr Camargo, o apresentador Cid Moreira, o ator Marcos Caruso e a atriz Beth Goulart também se pronunciaram. Beth chamou Lolita de “querida amiga” e destacou que ela “cumpriu lindamente sua missão, uma grande artista que deixou sua marca na televisão brasileira e em nossos corações”.

Por g1