Notícias

Diversão em Cena traz o espetáculo “Canções Para Pequenos Ouvidos” a Resende e Barra Mansa, RJ

O musical, que une música, palhaçaria e teatro será apresentado em sessão única, com entrada gratuita, no sábado e no domingo.

Créditos: Amanda Areias

Mais uma atração do Diversão em Cena chega a Resende e Barra Mansa neste fim de semana. No sábado (25), a partir das 18h, no Parque das Águas, em Resende e no domingo (26), a partir das 10h, na Fundação Cultura, em Barra Mansa, o grupo Orquestra Modesta apresenta o musical “Canções Para Pequenos Ouvidos”. O espetáculo tem duração de 60 minutos, classificação etária de 2 anos e entrada gratuita. Promovido pela Fundação ArcelorMittal há 13 anos, o Diversão em Cena leva atrações culturais (gratuitas ou a preços populares) aos teatros e espaços públicos das cidades por onde passa, e, em 2023, faz parte das ações que comemoram os 35 anos da Fundação ArcelorMittal.

Canções para Pequenos Ouvidos

“Canções Para Pequenos Ouvidos” parte de uma premissa fundamental que é a simplicidade da música feita e tocada por palhaços, com arranjos modestos. Os temas das canções buscam a construção de uma dramaturgia que conduz o público de crianças e adultos numa viagem musical. Cada canção conta uma história, algumas trazem reflexões filosóficas, outras memórias afetivas comuns da infância, passando por diversos ritmos brasileiros e, claro, muitas brincadeiras e interação com a plateia.

O espetáculo faz transparecer as personalidades de cada palhaço e conta um pouco sobre suas trajetórias, além disso, integra esquetes de diferentes temas, comuns ao imaginário infantil. Munidos de instrumentos, adereços de cena simples e bom humor, a Orquestra convida o público a presenciar e participar de momentos cênicos, como um animado e atrapalhado banho; uma brincadeira de bola com um grande globo terrestre inflável e a caótica regência de quatro palhaços da orquestra que, em uma das músicas, se transformam em animais de uma fazenda, ressoando cacarejos, mugidos, grunhidos e grasnados, deixando o maestro estupefato.

A direção é dividida por Fernando Escrich e Anderson Spada, e o elenco formado por Alexandre Maldonado, Débora Sanders, Sandro Fontes, Tereza Gontijo e Vinicius Ramos.

Acesso e formação de público

Para contribuir com a democratização do acesso à cultura, a Fundação ArcelorMittal atua diretamente em duas vias: a formação de público e a formação de profissionais para atuarem na área cultural. Neste contexto, destaca-se o Diversão em Cena. Realizado em parceria com grupos e produtores culturais, que contam com patrocínio da ArcelorMittal e Belgo Arames por meio das Leis Federal, Estaduais e Municipais de Incentivo à Cultura, a iniciativa leva apresentações teatrais gratuitas ou a preços populares a teatros, escolas e praças públicas de todo o Brasil. Em dez anos de programa, o Diversão em Cena já ultrapassou 2 mil espetáculos pelo país e alcançou um público de cerca de 1 milhão de pessoas.

Sobre a Fundação ArcelorMittal

A Fundação ArcelorMittal é o núcleo de investimento e transformação social do Grupo ArcelorMittal, e sua estratégia principal se divide em três eixos de atuação: educação, cultura e esporte. Por meio de projetos e iniciativas nessas áreas, se propõe a transformar a vida de crianças e jovens de forma coletiva e participativa, compartilhando conhecimento e inovação, contribuindo para a inclusão e a formação de cidadãos para um futuro melhor. Saiba mais em: www.famb.org.br.

SERVIÇO | DIVERSÃO EM CENA

Data: 25 de novembro – sábado.

Canções Para Pequenos Ouvidos (Orquestra Modesta).

Horário: 18h.

Local: Resende – Parque das Águas.

Duração: 60 minutos.

Classificação: A partir de 2 anos.

Preço: Entrada gratuita.

Data: 26 de novembro – domingo.

Canções Para Pequenos Ouvidos (Orquestra Modesta).

Horário: 10h.

Local: Barra Mansa – Fundação Cultura.

Duração: 60 minutos.

Classificação: A partir de 2 anos.

Preço: Entrada gratuita.

Por Mauro Campos