Integrantes do Projeto Vida Leve participam de Oficina de Culinária Saudável em São Sebastião

Integrantes do Projeto Vida Leve, que tem como objetivo auxiliar no emagrecimento de pessoas obesas por meio da mudança de hábitos, em especial, reeducação alimentar e exercícios físicos, participaram, na última sexta-feira (10), de uma Oficina de Culinária Saudável.
A atividade externa ocorreu no Restaurante Viela Gourmet, no Centro Histórico de São Sebastião, das 8h às 10h, e reuniu 20 participantes da segunda e da terceira edição do projeto, além dos profissionais de saúde envolvidos.
O objetivo da Oficina de Culinária foi apresentar receitas fáceis, práticas e acessíveis, visando despertar nos participantes o interesse por preparações à base de alimentos naturais que possam ser incorporados na rotina alimentar, sem perder atrativos como sabor, aroma, apresentação e textura dos alimentos.
Foram desenvolvidas receitas de água aromatizada, overnight oats (à base de aveia), nuggets caseiro e sorvete de fruta. Após o preparo de cada receita, os participantes tiveram a oportunidade de fazer a degustação e dar a sua opinião sobre a preparação.
A participante Wanderly Rosa Barbosa, 43 anos, moradora do Pontal da Cruz, gostou muito da oficina e irá incorporar as receitas na alimentação de sua família. “Em nossos encontros percebemos que é possível termos qualidade de vida através da melhoria das escolhas por alimentos menos processados e mais naturais”, conta.
Ela participa do projeto desde o início do ano e conta que já alcançou muitos benefícios para a sua vida. “Consegui emagrecer, através da melhoria na alimentação e caminhadas, e há cerca de dois meses estou fazendo ginástica”, comemora.
Paulo Roberto Scott, 48 anos, morador do Pontal da Cruz, também aprovou a oficina. “Foi uma experiência incrível, especialmente para mim que não cozinho e pretendo começar a preparar minha alimentação como forma de evitar os alimentos ultra processados. Foram muito ricas as orientações e participar do preparo das receitas que são de fácil execução e muito saborosas”, conta.
O participante frequenta o projeto desde agosto e explica que está mais consciente dos problemas associados ao excesso de peso e os benefícios de uma vida mais saudável. “Refleti sobre meus hábitos e tenho introduzido mudanças que estão me trazendo mais qualidade de vida, saúde e disposição”, diz.
A oficina foi realizada pelas nutricionistas Mônica Fraga e Paula Kosaka, pela psicóloga Juliana Pizano e pela médica Mariana Arreaza, com apoio da equipe de Saúde da Família do Pontal da Cruz e parceria do Restaurante Viela Gourmet.
Vida Leve
O Projeto Vida Leve é uma iniciativa da equipe de Saúde da Família do Pontal da Cruz, promovido em parceria com as secretarias de Saúde (SESAU) e de Esportes (SEESP) da Prefeitura de São Sebastião.
É ofertado gratuitamente aos usuários das USFs da região central – Varadouro, Olaria, Itatinga I, Itatinga II, Centro, Pontal da Cruz, São Francisco e Morro do Abrigo, previamente inscritos e integrados a uma turma.
Os critérios para participação são ter entre 18 e 60 anos e apresentar Índice de Massa Corporal (IMC) igual ou superior a 30, o que caracteriza a obesidade.
As atividades do projeto são sempre às sextas-feiras, das 7h30 às 10h, no Centro de Apoio Educacional (CAE) do Pontal da Cruz. Elas são conduzidas por uma equipe multiprofissional composta pela médica Mariana, pela nutricionista Paula , pela psicóloga Juliana e pelo educador físico David Camargo Junior.
O projeto conta com apoio de enfermeira, auxiliar de enfermagem, assistente administrativo e agentes comunitários de saúde da Unidade de Saúde da Família (USF) do Pontal da Cruz e com serviço voluntário da fisioterapeuta e acupunturista Virginia de Freitas Vieira.
Por Janaína Maria de Castro I PMSS