Destaque PequenoPolítica

Polícia Federal investiga supostas irregularidades nas eleições de 2020 em Aparecida, SP

 Foto: Divulgação/Polícia Federal

A Polícia Federal realizou na manhã desta quarta-feira (1°) uma operação para apurar possíveis irregularidades na eleições municipais de 2020 em Aparecida, no interior de São Paulo.

Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão em Guaratinguetá, cidade vizinha, para apurar um possível esquema de corrupção passiva e desvio de recursos públicos praticados durante a última campanha eleitoral de Aparecida, que elegeu o prefeito Luiz Carlos de Siqueira (Podemos).

De acordo com a PF, os mandados foram cumpridos em endereços ligados a empresários do ramo de construção. O prefeito conhecido como Piriquito não foi alvo da operação desta quarta-feira.

Ainda segundo a Polícia Federal, as investigações começaram com a Polícia Civil de São Paulo. Como o Tribunal de Justiça identificou indícios de crime eleitoral, encaminhou o caso para a Justiça Eleitoral, que pediu auxílio da PF na continuidade do processo.

A PF informou também que as investigações estão em andamento e, por isso, provas estão sendo colhidas na região. Caso as suspeitas sejam confirmadas, os investigados podem cumprir pena de cinco a 12 anos de prisão.

Piriquito se manifesta sobre a operação

Acionada pela reportagem, a defesa do prefeito de Aparecida, Luiz Carlos de Siqueira, informou que ele não recebeu nenhum valor irregular e que, na época, era apenas candidato, e não funcionário público.

A defesa disse ainda que desconhece qualquer irregularidade na campanha e também não sabia da existência da investigação. “O prefeito está interessado e vai auxiliar no que for preciso nas investigações”, completa a nota.

A reportagem ele reforçou a posição.

“Se há algum inquérito aberto para apurar demandas de favorecimento a agente político, eu desconheço. A gestão atual simplesmente trabalhou na rescisão do contrato e nada mais. Tudo que for possível para abastecer o inquérito e seja apurada a responsabilidade de quem quer que seja, que nem sei quem são, mas tomara que se apure, eu estou com a consciência tranquila”.