DestaqueVale do Paraíba

Delegado de Cruzeiro participa de conferência em Brasília onde discutiu sobre política para a saúde mental

O delegado de saúde mental e conselheiro do Comus de Cruzeiro, Sebastião Ferraz, esteve em Brasília, onde participou da 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental que teve início na segunda-feira (11).

Após uma série de intercorrências, segundo o Conselho Nacional de Saúde (CNS), e o encontro sequer contava com orçamento da União até o ano passado. Para a entidade, o esforço e a decisão política do conselho foram essenciais para retomar a conferência.

Sob o tema A política de Saúde Mental como Direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços de atenção psicossocial no SUS, a conferência seguiu até na quinta-feira (14), com o objetivo de propor diretrizes para a formulação da Política Nacional de Saúde Mental e fortalecer programas e ações de saúde mental.

Comunidades terapêuticas, internação compulsória e cuidado em liberdade estavam entre os temas que foram apreciados pelos delegados eleitos, entre eles, usuários da Rede de Atenção Psicossocial (Raps).

Durante os 4 dias, representantes de diferentes segmentos sociais debateram e apontaram rumos para uma política pública mais abrangente para a saúde mental.

Organizada pelo CNS e promovida pelo Departamento de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas do Ministério da Saúde, a conferência reuniu mais de 2 mil pessoas no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB).

Além dos delegados eleitos nas etapas municipais e estaduais, a conferência nacional contou com cerca de 160 delegados eleitos nas conferências livres, realizadas até o final de setembro, incluindo a 1ª Conferência Livre Nacional de Saúde Mental da População Negra e a Conferência Livre Nacional do Fórum Nacional das Centrais Sindicais em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.

Após 10 anos sem a realização da Conferencia essa foi a primeira vez que Cruzeiro teve um delegado eleito por voto popular.

“Foi uma experiência impar participar desse grandioso evento em Brasília, e poder somar com meus companheiros nas votações de diretrizes para a formulação da Política Nacional de Saúde Mental e fortalecer programas e ações de saúde mental. Se o Brasil ganha Cruzeiro também é contemplado com os benefícios que abrange os pacientes da saúde mental”, comenta Sebastião Ferraz.

Segundo Sebastião Ferraz, foram dias de aprendizados que serão importantes para fortalecer a saúde mental em Cruzeiro, dando uma visibilidade no tema, com um outro foco de como agir e entender os pacientes da saúde mental.

Por Redação Portal A Gazeta RM

Fotos: Portal A Gazeta RM