Sul de Minas

Formatura da primeira turma de Agente Comunitários de Saúde de Cambuquira

Formatura e comemoração marcam a noite do dia 17/12/2023 dos ACS no Anfiteatro Georgina Bachá.

O Programa Saúde com Agente – iniciativa do Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde – SGTES, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde – Conasems, é o maior programa de formação técnica na área da saúde no formato hibrído (metodologia na qual estudantes vivenciam o processo de aprendizagem por meio das modalidades presencial e a distância, de forma integrada) do País.

O Programa tem investimento de mais de R$ 388 milhões e foi criado em atenção as leis que ampliaram as atribuições dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias, objetivando oferecer qualificação técnica para 200 mil agentes de saúde em todo o Brasil.

A formação é no formato semipresencial, com carga horária de 1.275 horas e duração mínima de 10 meses.

A iniciativa visa melhorar os indicadores de saúde, a qualidade e a resolutividade dos serviços da Atenção Primária aos brasileiros.

Também reforça a valorização dos Agentes, que desempenham papel relevante como educadores para a cidadania na Saúde, por meio de maior atuação na prevenção e no cuidado das pessoas.

O intuito é que esses profissionais tenham um olhar apurado sobre informações coletadas nas residências e saibam melhor orientar os pacientes que necessitam de atendimento.

Os Técnicos em Agentes Comunitários de Saúde terão como função:

-Realizar diagnóstico das condições de vida e saúde da população do seu território de atuação, de forma articulada com profissionais da atenção básica;

-Desenvolver um trabalho integrado com a vigilância em saúde e a atenção básica no território;

-Realizar ações de promoção e prevenção à saúde dos indivíduos e das famílias;

-Coletar e registrar dados relativos às visitas domiciliares, considerando as particularidades de grupos específicos;

-Conhecer as condicionalidades de programas sociais, em parceria com a rede de atenção intersetorial;

-Desenvolver ações de planejamento integrado no tocante à promoção, prevenção e controle das doenças e agravos no seu território de atuação.