Política

Lula diz que eleição em SP será disputa entre ele e Jair Bolsonaro

Para presidente, que declarou apoio a Boulos, eleição no maior colégio eleitoral do país reviverá disputa de 2022

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou que a disputa pela Prefeitura de São Paulo, o maior colégio eleitoral do país, será “especial” por se tratar de um embate direto entre “presidente e ex-presidente”. Entre ele e “a figura”, como se referiu a Jair Bolsonaro. Nesta segunda (22), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou que Bolsonaro apoiará a campanha do prefeito Ricardo Nunes à reeleição.

“É entre eu (sic) e a figura. E a gente vai disputar as eleições. Fiquei muito feliz de convencer a companheira Marta Suplicy, que é a prefeita que tem a melhor memória do povo, a ser vice do companheiro Boulos”, disse Lula em entrevista à Rádio Metrópole da Bahia

A expectativa do PT é que Marta Suplicy volte a se filiar ao partido antes do Carnaval. É a primeira vez que a legenda abre mão de ter a cabeça de chapa na eleição paulistana.

Na maioria das cidades, porém, Lula disse que não poderá fazer campanha como um cidadão comum. Não só porque ocupa o cargo de chefe do Executivo, mas porque podem disputar o pleito dois ou mais candidatos da base aliada do governo.

“Tenho que levar em conta que, se tiver dois candidatos da base do governo disputando eleição, tenho que dar tratamento mais respeitoso. Não posso ser acintoso no apoio a um candidato nosso”, disse Lula.

Lula também afirmou que está confiante para eleger prefeitos “em muitas capitais”, mas não vai se “jogar em conflito”. Segundo o presidente, além das eleições para a prefeitura, é necessário focar nas eleições para vereador.

“A eleição para prefeito é muito importante e queremos fazer também o maior número de vereadores. Muitas vezes não elegemos vereadores porque não lançamos as pessoas certas na hora certa. Um vereador naquela cidade faz a diferença do partido naquele município”, disse.

Por Raphael Felice | SBT News