Sul Fluminense

Obras de revitalização vão modernizar Policlínica Municipal de Itatiaia

A Policlínica Municipal, a principal unidade de saúde da área central de Itatiaia, vai ganhar novos ares. Os serviços de revitalização, iniciados no final de dezembro, vão transformar completamente o espaço. De acordo com o Secretário de Saúde, Luiz Eduardo Saldanha, a obra é um desejo antigo da comunidade, que agora saiu do papel. A expectativa é de que a revitalização termine na primeira quinzena de março. “Nossa previsão era concluir até o final de fevereiro, mas sabemos que vem o carnaval e isso pode atrapalhar um pouco o cronograma inicial”, conta Luiz Eduardo.   

O responsável pela pasta explica que se trata de uma edificação que precisava já há algum tempo de melhorias, com adequação para padrões mais atuais no que diz respeito a serviços públicos de saúde. Segundo ele, a ideia também é de fazer com que as dependências se tornem mais inteligentes, com o funcionamento do pronto atendimento eletrônico.  

“Temos um sistema que hoje não funciona em sua totalidade e integralidade. Não conseguimos ter efetividade por uma questão de energia elétrica, pelo fato também de a internet não ser cabeada. Com esta revitalização a gente está fazendo uma estrutura por onde vai passar a fiação elétrica e, uma paralela, por onde vai passar a internet. É todo um sistema que vai modernizar a edificação”, afirma. 

De acordo com Luiz Eduardo, na Policlínica acontece o atendimento de várias especialidades médicas, como neurologia, dermatologia e cardiologia, dentre outras. O objetivo é melhorar as salas das especialidades, além de implantar novos serviços. Um deles é a estomaterapia, que será um centro de referência municipal para os cuidados de feridas, como, por exemplo, o “pé diabético”.  

– Uma sala será preparada para este serviço. Outra novidade que será implementada na Policlínica revitalizada é a laserterapia. Um aparelho está sendo adquirido para cuidar melhor e mais rápido de feridas – conta. 

O Secretário adianta que a acessibilidade é um dos focos da revitalização das dependências da Policlínica Municipal. Os banheiros, por exemplo, serão adaptados para pessoas com deficiência, e com espaços adequados para que os pais possam trocar a fralda dos seus bebês.  

– Acontece de, às vezes, de os bebês precisarem passar por algum atendimento ou acompanharem um atendimento de algum parente, e surgir a necessidade de trocar fraldas. Vamos colocar fraldários dentro dos banheiros, para dar esse suporte aos pais. É um olhar de cuidado, de acolhimento, com as pessoas – comenta.  

O prefeito Irineu Nogueira comemora a revitalização da Policlínica. Segundo ele, as obras são mais uma demonstração de que a saúde é uma das prioridades da administração municipal. “Vamos implementar diversos serviços, a partir da conclusão dessas obras. Nossa expectativa é de que o espaço, revitalizado, e os novos serviços gerem ainda mais bem-estar, conforto e acolhimento para a nossa população. Os avanços na área da saúde estão acontecendo e nossa expectativa é de avançar ainda mais”, conclui.