Vale do Paraíba

Operação de Fim de Ano: 39 detentos capturados na região do Vale do Paraíba após descumprimento de regras ou crimes

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) divulgou um balanço que revela a captura de 39 detentos na região do Vale do Paraíba, após descumprimento das regras de saída temporária ou a prática de crimes durante o benefício.

Esse número faz parte das mais de 700 prisões registradas em todo o estado de São Paulo.

A saída temporária teve início no dia 23 de dezembro, permitindo que os detentos fossem liberados para passar o Natal e o Ano Novo com suas famílias, encerrando-se no final da tarde desta quarta-feira (3).

A SSP informou que todos os detentos capturados durante a ‘saidinha’ foram encaminhados de volta às unidades prisionais, conforme estabelecido em portaria divulgada pela pasta, com a anuência da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), responsável pela administração dos presídios no Estado.

Além disso, a Secretaria da Segurança Pública destacou um acordo firmado com o Tribunal de Justiça de São Paulo neste ano, que facilitou o acesso dos policiais aos processos dos réus beneficiados com o benefício de saída temporária.

As viaturas policiais foram equipadas com dispositivos móveis, que permitem a consulta da situação prisional de indivíduos abordados pela polícia.

Isso possibilita que os policiais verifiquem se as medidas impostas pela justiça estão sendo cumpridas. Caso não estejam, a Polícia Militar tem o poder de prender o suspeito.

O prazo para que os detentos retornassem às unidades prisionais se encerrou às 18h desta quarta-feira.

Aqueles que não retornaram são considerados foragidos. Em todo o estado, aproximadamente 33 mil pessoas foram beneficiadas com a saída temporária de fim de ano.

Foto: SSP