Vale do Paraíba

Prefeitura e população se unem contra a Dengue em Pindamonhangaba

A Prefeitura de Pindamonhangaba está realizando uma verdadeira força-tarefa no combate à Dengue no município.

De 1 a 16 de janeiro deste ano, a Vigilância Epidemiológica contabilizou 650 casos notificados em todo o município – sendo que em 2023 no mesmo período foram cerca de 15 casos notificados.

Além de intensificar as ações de combate direto ao mosquito com a estratégia de nebulização e recolhimento dos prováveis focos de mosquito, a Secretaria de Saúde está qualificando suas ações em Moreira César, por meio da melhoria do fluxo de atendimento na UPA para melhor otimização do tempo de espera, com atendimento em espaços específicos criados para atender a população com suspeita de dengue.

De acordo com o secretário adjunto de Saúde, Luís César Vieira, também já foi providenciado o aumento do número de profissionais de enfermagem na unidade UPA Araretama e CISAS para melhorar o atendimento para coleta de sangue, diminuindo o tempo de espera para atendimento e melhor segurança do munícipe, além de ampliado o número de profissionais motoristas para transporte do laboratório para diminuir o tempo de espera de diagnóstico.

“Na semana passada, realizamos a capacitação de profissionais médicos e enfermeiros para o atendimento seguro e qualificado aos pacientes de dengue. Semanalmente, ainda, nos reunimos com diretores e corpo técnico visando reavaliar as ações desenvolvidas”, lembrou o secretário adjunto de Saúde, destacando a preocupação com a qualidade no processo de notificação da doença e garantia de informação dos casos suspeitos e confirmados.

Mutirões de limpeza e nebulização- Os bairros com maior incidência de casos são Terra dos Ipês 1 e 2, centro de Moreira César, São Benedito, Mantiqueira, Pasin, Parque São Domingos, Vila São João, Vila São José e Santa Luzia.

Por isso, Secretaria de Governo e Serviços Públicos, Subprefeitura de Moreira César e Vigilância Epidemiológica se uniram para mutirões de limpeza e aplicação de inseticida em toda a cidade, mas intensificando no distrito, que atualmente chama a atenção pelo número de casos.

Todas as ações de mutirão de limpeza e aplicação de inseticida nas residências serão avisadas por carro de som e equipe da Prefeitura no dia anterior, para que os moradores possam se preparar, tanto separando entulho e reciclagem para o mutirão de limpeza quanto se organizando para seguir as regras e receber a nebulização em sua residência.

Lembrando que não será utilizado o carro do fumacê, por determinação do Ministério da Saúde, já que o mosquito criou resistência do inseticida fornecido.

Por isso as equipes farão a ação casa a casa com inseticida específico.

Nesta semana, já foi realizada nebulização residencial na quinta-feira e se repetirá na sexta-feira, das 9h às 11 horas, no centro de Moreira César.

Na quinta-feira (18), teve início o mutirão de limpeza no Mantiqueira. No sábado (20), haverá nebulização residencial no bairro Padre Rodolfo, também das 9 às 11 horas.

Ainda no sábado, a partir das 7 horas, os moradores do Laerte Assumpção farão um mutirão de conscientização no bairro, por meio da vereadora Regininha, para colaborar com a campanha.  

“Estamos com toda a nossa equipe realizando mutirão de limpeza pelo Mantiqueira, mas também vamos atuar na região central e nos outros bairros do distrito. É muito importante a colaboração da população para recolhermos entulhos e materiais de reciclagem que os moradores precisam depositar em frente às residências, de acordo com aviso do carro de som”, explicou o subprefeito de Moreira César, Nilson Luis.

O prefeito em exercício Ricardo Piorino destacou que as equipes da Secretaria de Governo e Serviços Públicos estão reforçando a ação nos bairros.

“Nos reunimos com as equipes da Secretaria e empresas terceirizadas e reforçamos a importância do papel de cada um nessa luta contra a dengue. Vamos juntos, contando com a colaboração da população para sair dessa situação. Cada um tem que se preocupar com a sua casa e também alertar o vizinho. O combate à dengue é um assunto sério e responsabilidade de todos nós”, destacou Ricardo Piorino.