Notícias

Após humanizar atendimento no PS, Prefeitura inicia Polo de Atendimento a Dengue na UPA de Moreira César em Pindamonhangaba, SP

Com a crescente demanda de casos de dengue, a Prefeitura de Pindamonhangaba iniciou, nesta quinta-feira (15), as ações de humanização e melhorias aos munícipes que buscam atendimento na UPA de Moreira César.

Ação semelhante foi realizada no Pronto-Socorro que, desde o dia 10 de fevereiro, descentralizou e priorizou atenção aos pacientes com suspeita de dengue.


O assunto foi tema de reunião realizada na última quarta-feira (6), no Gabinete do Prefeito Dr. Isael Domingues, com a presença de técnicos da Secretaria de Saúde, Secretaria de Negócios Jurídicos e Departamento de RH para discussão de ações emergenciais no combate à dengue.


Em Moreira César, os pacientes que se dirigem à UPA com sintomas de dengue devem procurar o Polo de Atendimento, localizado em um espaço exclusivo ao lado da unidade.

“Dotamos o espaço com recepção para os pacientes, móveis e profissionais qualificados, com poltronas para soroterapia, humanizando e separando esse atendimento que hoje está em alta”, afirmou a secretária de Saúde Silvia Mendes.


Na manhã desta quinta-feira, o Ouvidor da Saúde Evandro Gomes, que está acompanhando o trabalho da Secretaria de Saúde, esteve no local e constatou o início do atendimento.

“Recebemos essa missão do prefeito Dr. Isael Domingues e estamos acompanhando o trabalho com os profissionais qualificados que foram direcionados de outras unidades de saúde para essa ação emergencial. Queremos destacar o empenho desses servidores que acolheram essa missão com muito carinho”, afirmou Evandro.


Além do novo fluxo de atendimento, outras ações serão tomadas com o objetivo de reduzir o tempo de permanência do paciente nas unidades de pronto-atendimento.

“Acionamos nosso RH para priorizar a contratação de novos servidores da enfermagem e administrativo da saúde, que depois permanecerão para atender as novas unidades de saúde que vamos entregar. Outra ação que também está sendo estudada é a possibilidade de implantar um laboratório emergencial para agilizar a coleta de exame e entrega dos resultados de exame com objetivo de reduzir a permanência de pacientes na UPA”, explicou o prefeito Dr. Isael Domingues.


Com o Boletim da Dengue divulgado hoje, o município soma 2.955 casos somente neste ano (contabilizado até o dia 10/02). Deste total, 55% dos pacientes positivados com dengue são do Distrito de Moreira César.

Os bairros Terra dos Ipês, Vila São Benedito, Mantiqueira e Pasin são os que registram o maior número de casos no município, totalizando juntos os quatro bairros cerca de 30% dos casos do município.