DestaqueSul Fluminense

Centro de Alzheimer de Volta Redonda vai ganhar uma “Cozinha Afetiva”

O Centro de Atendimento para Pessoa Idosa com Alzheimer e Familiares – Centro-Dia Synval Santos, iniciativa pioneira da Pref, vai avançar ainda mais no atendimento a esse público em 2024.

O único serviço público voltado para idosos com Alzheimer e seus familiares da América Latina vai ganhar uma “Cozinha Afetiva” com o objetivo de estimular as boas lembranças através do hábito de cozinhar.

De acordo com a coordenadora do Centro de Alzheimer, Danielle Freire, o projeto vai somar às atividades já desenvolvidas com os idosos que frequentam o centro-dia.

O novo espaço será mais um local de estímulo, assim como as oficinas já desenvolvidas como as sócio-ocupacionais e do movimento (com terapeuta ocupacional, fisioterapeuta e educadores físicos e social); música; memória; linguagem; comportamento e atividade da vida diária, com objetivo de preservar a qualidade de vida, autonomia e independência dos usuários; lúdica; aeróbica, que trabalha a parte muscular e de socialização entre eles; trabalho em grupo para manutenção do tônus muscular; alongamento; e movimentos com cadência para funcionalidade junto com a socialização.

A secretária municipal de Assistência Social, Carla Duarte, lembra que o Centro Dia para Idosos com Alzheimer e Familiares, inaugurado durante o quarto mandato do prefeito Antônio Francisco Neto, em 2014, é uma iniciativa pioneira.

O Centro-Dia fica na Rua 548, nº 101, no bairro Jardim Paraíba. A unidade tem dois andares com recepção; três salas de atividades; duas salas de repouso; sala de acolhimento; sala da diretoria e equipe; sala para equipe de apoio; cozinha; refeitório; área de convivência coberta; área para caminhada; área externa; banheiros masculino e feminino adaptados; e auditório para 50 pessoas, entre outras acomodações.

Fotos: Divulgação-Secom/PMVR