Política

Embaixada do Esperanto de Pouso Alegre, MG é homenageada na Câmara de Vereadores

Durante a Sessão Ordinária desta terça-feira (20), a Câmara de Vereadores de Pouso Alegre realizou homenagem à Embaixada do Esperanto de Pouso Alegre. A indicação da homenagem foi feita pelo vereador Hélio Carlos de Oliveira.

A Embaixada do Esperanto de Pouso Alegre é uma organização cultural sem fins lucrativos fundada em 2013, dedicada ao ensino e divulgação da língua transnacional esperanto.

O esperanto é uma língua internacional planejada, proposta por um jovem polonês de 27 anos de idade, médico recém-formado, chamado Lázaro Luís Zamenhof (Lejzar Ludwik Zamenhof). Tendo se dedicado desde muito cedo ao trabalho com as línguas, em 1887 ele lançou as bases do esperanto em um pequeno livro de 40 páginas intitulado Lingvo Internacia (Língua Internacional).

A ideia de Zamenhof foi fornecer uma alternativa para a comunicação inter-nacional que fosse neutra, não pertencesse a nenhuma nação ou grupo étnico em particular, mas a todos ao mesmo tempo, constituindo-se em uma ponte entre os povos, em um clima de respeito aos idiomas e às culturas locais e regionais. A partir da publicação, a língua passou a ser estudada e praticada por pessoas em diferentes pontos do planeta.

A homenagem foi entregue pelo Presidente, vereador Elizelto Guido e pelo vereador Hélio Carlos de Oliveira ao diretor da embaixada, Fábio Silva.

Por Ascom CMPA