Notícias

Jacareí recebe certificado de membro da Rede Global para Cidades e Comunidades Amigas das Pessoas Idosas

Jacareí foi a primeira cidade da região a ser contemplada como membro da Rede Global para Cidades e Comunidades Amigas das Pessoas Idosas, da Organização Mundial da Saúde (OMS), que tem por objetivo incentivar a criação de ambientes amigáveis aos idosos, a troca de experiência e apoio entre os municípios que a integram.

Esta rede conta com cerca de 1.500 membros e 844 cidades das Américas, de países como Argentina, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, México, Peru, Porto Rico, Estados Unidos e Uruguai. No Brasil, 32 municípios integram a rede, sendo 24 cidades no estado do Paraná, 4 no Rio Grande do Sul, 1 em Santa Catarina, 1 em Minas Gerais e 2 no Estado de São Paulo. 

A adesão à Rede Global é resultado das ações desenvolvidas no Programa 60+ Saudável, que foi lançado no município em 2022, e tem por objetivo fortalecer políticas públicas que integram ações intersetoriais de promoção e mobilização em prol da longevidade com qualidade de vida. As ações do 60+ valorizam a intergeracionalidade, a inclusão, o cuidado integral, visão de futuro, participação social, tradição e cultura.

Todas as informações encaminhadas foram analisadas por uma equipe da OMS em Genebra e, em seguida, pela equipe de Washington, além de várias reuniões de alinhamentos com a Consultora da OPAS/ OMS no Brasil, Cristina Hoffmann.  Somente após esse processo, Jacareí foi reconhecida como uma cidade membro desta Rede.

Dessa forma, Jacareí espera promover cada vez mais ações em prol do envelhecimento ativo e saudável, para que a população alcance uma maior longevidade com qualidade de vida e bem-estar, sendo reconhecida como uma cidade que favorece a longevidade.

“Essa conquista reconhece nossos esforços em promover um ambiente inclusivo, fortalecendo políticas públicas para o envelhecimento saudável. Estamos comprometidos em garantir uma maior longevidade com qualidade de vida e bem-estar para nossa população”, afirmou a secretária de Saúde, Rosana Gravena.