Política

Ministro da CGU acompanha o presidente Lula em viagem à África

Foto: Poder 360

O ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinícius Marques de Carvalho, acompanha o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, nos dias 15 a 18 de fevereiro, em agenda internacional na África, por ocasião da 37º Cúpula da União Africana.

Na oportunidade, a CGU busca a troca de informações, boas práticas e experiências entre instituições brasileiras e africanas para fortalecer as ações anticorrupção e promover a integridade.  A agenda do ministro Vinícius de Carvalho contempla a formalização de memorando de entendimento junto ao Conselho de Prevenção da Corrupção (CPC) de Cabo Verde (África) para futuras ações no âmbito da integridade, transparência e combate à corrupção, com foco na construção de um ambiente global socialmente justo e economicamente sustentável. 

A Controladoria pretende conhecer o funcionamento do Conselho e das instituições que o compõem, bem como experiências de sucesso e desafios, assim como, compartilhar atuação brasileira nos âmbitos de auditoria, integridade pública, integridade privada, corregedoria, acesso à informação e ouvidoria. 

Conselho

Desde 2023, a CGU está em contato com as autoridades caboverdianas, por intermédio da Agência Brasileira de Cooperação para o estreitamento de laços e cooperação com o Conselho de Prevenção da Corrupção (CPC) de Cabo Verde. 

O Conselho, criado em 2020, é uma entidade administrativa independente que funciona junto ao Tribunal de Contas de Cabo Verde e tem como objetivo desenvolver atividades de âmbito nacional para prevenir a corrupção e infrações conexas. 

Cabo verde demonstrou interesse nas temáticas de compliance, prevenção de riscos, ética e estratégia nacional anticorrupção.

Serviço

Agenda internacional na África
Data:
 15 a 18 de fevereiro de 2024
Local: Etiópia (África)

Por Daniela Matos Thomson | Assessora Especial de Comunicação