DestaqueSul Fluminense

Moradores fazem manifestação contra a prefeitura em Paracambi

Foto: Reprodução/Redes sociais

Moradores fizeram uma manifestação contra a prefeitura de Paracambi (RJ) na noite de domingo (25).

Segundo os protestantes, a reivindicação é porque a prefeitura não recolheu os entulhos e lama provocados pela chuva que atingiu a cidade na última quarta-feira (21) (relembre abaixo).

Os manifestantes, cerca de 50 a 60 pessoas, fecharam as pistas na RJ-127, no km 14, na altura do bairro BNH, impedindo o fluxo de veículos e atearam fogo em diversos objetos, por volta de 18h.

Uma equipe da Polícia Militar foi até o local para conversar com os manifestantes e liberar a passagem de veículos na estrada, por volta de 20h.

Em nota enviada a reportagem, a prefeitura de Paracambi se pronunciou sobre o ocorrido. O poder público disse que “a prefeitura está com todo força de suas equipes nas ruas e em parceira com o governo do Estado e exército limpando toda a cidade e acolhendo as pessoas impactadas com alimentação, cestas básica e apoio”.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Paracambi

A reportagem a Assessoria de imprensa da Polícia Militar enviou uma nota sobre o caso. Confira na íntegra:

“Policiais militares do Comando de Policiamento Rodoviário (CPRv) foram acionados para atuar em uma manifestação de moradores, na RJ-127, em Paracambi, região do Sul Fluminense. De acordo com o comando da unidade, manifestantes fecharam as pistas na altura do KM 14, impedindo o fluxo de veículos e atearam fogo em diversos objetos. Após diálogo com a população local, os agentes conseguiram retomar a circulação de veículos na referida via. Não houve registro de prisões. O policiamento foi reforçado na região”, informou a nota.

Relembre abaixo

A prefeitura de Paracambi (RJ) decretou situação de emergência por causa da chuva forte que atingiu a cidade entre a noite de quarta-feira e a manhã desta quinta-feira (22). Em 4h, choveu 134,4 mm.

Com o alto volume de chuva, o Rio dos Macacos transbordou. Ruas e casas ficaram completamente alagadas em diversos bairros da cidade. No bairro BNH de Baixo, o mais atingido, o nível da água chegou a 2 metros de altura, chegando no teto de diversas casas, lojas e veículos. Moradores e comerciantes perderam tudo.

Também foram bastante atingidos os bairros Jardim Nova Era, BNH de cima, Capinheira, Quilombo, Raia, Fábrica, Centro, Cascata, Sabugo, Cupê e Lages. As autoridades ainda não conseguiram acessar os bairros São José e Cascata.

Segundo a prefeitura, cerca de 200 moradores estão desalojados. A Escola Hélio Ferreira, localizada na Rua Maceió, no bairro Jardim Nova Era, está funcionando com ponto de apoio para as vítimas.

Foto: Iandra Rocha

A RJ-127, que liga Paracambi a Mendes, está interditada. Uma ponte e um pontilhão desabaram. Também houve registro de deslizamentos de terra e quedas de árvores.

Além da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros, o Exército, a Guarda Municipal, Polícia Militar e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) estão atuando na cidade.

Saiba como ajudar as famílias atingidas

O que doar?

  • Água, materiais de limpeza, produtos de higiene, roupas e alimentos
  • Onde doar?
  • CRAS Lages – Bezerra de Menezes, n° 7, no bairro Lages
  • CEAM – Rua São Jorge, n° 19, no bairro Guarajuba
  • CRAS Guarajuba – Rua São Paulo, s/n°, no bairro Guarajuba
  • Escola Municipal Hélio Ferreira – Rua Maceió, s/n°, no bairro Jardim Nova Era

Por g1