Notícias

Paraibuna, SP decreta situação de emergência após temporal que atingiu a cidade

Foto: Renê Guibo

A Prefeitura de Paraibuna anunciou situação de emergência após a forte chuva que caiu sobre a cidade na tarde do último sábado (24). O decreto ainda será publicado.

Segundo a prefeitura, a prioridade neste momento tem sido a desobstrução de estradas e assistência às pessoas que tiveram casas atingidas, principalmente na Vila de Fátima. Segundo a Defesa Civil, não houve registro de vítimas.

O Centro de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEM) informou que foram registrados 103 milímetros de chuvas em Paraibuna. O valor é metade do volume esperado para todo o mês de fevereiro no município.

De acordo com a Defesa Civil de Paraibuna, a forte chuva por volta das 16h de sábado causou pontos de alagamento e deslizamentos de terra. Os bairros mais afetados foram Laranjeiras, Vila Amélia, Morro Azul e Zona Rural, onde diversas residências foram afetadas.

Nos bairros Espírito Santo, Ilhéus, Vila Amélia, Salto e Estrada do Capim Dangola, foram registrados deslizamentos de terra sobre as vias, com interdições parciais apenas.

A Defesa Civil do Estado encaminhou ao município itens de ajuda humanitária: foram 50 cestas básicas, 50 kits limpeza, 50 kits higiene, 50 kits limpeza avulso com rodo, vassoura e água sanitária, 100 kits dormitório com colchão, cobertor, travesseiro e roupa de cama.

A chuva também fez cair parte do muro do cemitério da cidade, ao lado do velório municipal. A Rodovia dos Tamoios precisou ser interditada por cerca de duas horas (nos dois sentidos da pista), na altura do km 3. O acesso ao bairro da Vila Amélia também ficou bloqueado, onde parte de um barranco desmoronou.

Foto: Ailton Laurentino

Outros pontos também foram interditados e liberados após a desobstrução. Entre os locais já liberados para o trânsito, estão as estradas municipais dos bairros do Porto, Espírito Santo, Capim D’angola, e a estrada dos Pinheiros.

Segundo a prefeitura, por enquanto a estrada da Fazenda São Pedro continua interditada. A recomendação é que os usuários evitem o local.

O Fundo Social de Solidariedade de Paraibuna está arrecadando doações, principalmente de produtos de limpeza, colchões e cobertores.

Abastecimento de água e rede elétrica

De acordo com a prefeitura, alguns cabos da rede elétrica caíram em vias públicas da cidade. A Elektro foi acionada para restabelecer a fiação.

A Companhia de Água e Esgoto de Paraibuna (CAEPA) informou à população, por meio de carro de som, que o rio Paraibuna, utilizado no fornecimento de água aos moradores, ficou seriamente comprometido. Com isso, impossibilita o tratamento de água, nesse momento. A concessionária disse que está mobilizada para tentar restabelecer o mais rápido possível o sistema de tratamento. A recomendação é que as pessoas a economizarem água.

Outras cidades

A chuva também causou problemas em outras cidades da região. Em São Luiz do Paraitinga, o volume do Rio Paraitinga subiu e chegou a atingir cinco metros. Cerca de 200 casas foram atingidas.

Foto: Reprodução

Guaratinguetá também decretou estado de emergência na última quinta-feira (22) por causa dos estragos após temporal. Em Lagoinha, cerca de 40 famílias na última sexta-feira (23) ficaram ilhadas após alagamentos.

Por g1