Notícias

Prefeitura de Taubaté, SP realiza pregão para aquisição de teste de dengue

No próximo dia 26, a Prefeitura de Taubaté realiza a abertura dos envelopes do pregão 08/24 para aquisição de testes de dengue NS1, em um valor total estimado em R$ 55.600,00. Vence o processo licitatório a empresa que oferecer o menor custo unitário do teste.

Os itens devem possuir registro na Anvisa e, em se tratando de produtos com prazo de validade, o produto deverá ter validade mínima de 18 meses no ato da data de entrega.

O NS1 é um teste qualitativo para detecção de antígenos NS1- vírus da dengue em uma mostra de sangue total capilar, no soro ou no plasma do paciente e será disponibilizado nas Unidades de Urgência e Emergência, para realização até o 3º dia de sintoma.

Após o 6º dia, a população deve se dirigir para atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), para a realização de um teste de sorologia.

A aquisição dos testes rápidos NS1 se faz necessária devido aos testes serem utilizados para detecção precoce dos casos positivos de dengue, possibilitando ações de campo oportunas no combate ao vetor. O uso desses testes faz com que haja agilidade no fluxo de informações de Vigilância Epidemiológica em relação ao trabalho de campo e controle dos casos positivos e negativos, contribuindo assim para elaboração de estratégias de enfrentamento à doença.