DestaqueVale do Paraíba

Santuário Nacional de Aparecida direciona Ação Solidária a atingidos pela chuva

Gesto concreto dos devotos é parte da Romaria Nacional do Terço dos Homens

Foto: Thiago Leon/ Santuário Nacional

Ação Solidária tradicionalmente proposta aos peregrinos que participam da Romaria Nacional do Terço dos Homens, neste ano, terá a sua arrecadação revertida para famílias que sofreram com as fortes chuvas que atingiram a região de Aparecida (SP). O gesto concreto de solidariedade arrecadará, entre os dias 23 e 25 de fevereiro, doações de alimentos não-perecíveis, fraldas geriátricas e itens de higiene pessoal.

Os produtos doados pelos romeiros serão encaminhados para a assistência de associações e famílias das cidades que fazem parte da Arquidiocese de Aparecida e passaram recentemente por perdas materiais devido a grande incidência de chuvas.  A região da Arquidiocese compreende as cidades de Aparecida, Guaratinguetá, Lagoinha, Potim e Roseira.

A Romaria Nacional do Terço dos Homens é a maior peregrinação que a Basílica de Aparecida recebe anualmente e, além das atividades religiosas, já tem a Ação Solidária como parte integrante da programação. Em 2023, quando a peregrinação reuniu 70 mil homens, um total de 2,5 toneladas de alimentos foi arrecado.

As doações podem ser entregues na Secretaria de Pastoral do Santuário Nacional, na sexta-feira (23), das 7h às 18h e no sábado (24) e domingo (25), das 6h às 18h. No sábado (24), haverá ainda uma tenda de arrecadação montada no Pátio das Palmeiras, que funcionará das 6h às 12h.

O início das atividades da Romaria acontece nesta sexta-feira (23), com a Missa de abertura, às 18h30, no Altar Central do Santuário Nacional, seguida de uma procissão luminosa até o Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida. No sábado (24), acontecem as duas principais atividades do encontro, com uma Missa campal no Pátio das Palmeiras, às 7h30, e a recitação do Terço, às 14h, na Basílica de Aparecida.

No domingo, há ainda a Missa de envio às 8h e a Missa de encerramento às 18h, ambas no Altar Central da Basílica. A programação completa da atividade pode ser acessada em www.a12.com/tercodoshomens.

Por Matheus Andrade