LITORAL

Setor de Oncologia Municipal de Caraguatatuba completa 12 anos com atendimento humanizado aos pacientes de câncer

O setor de Oncologia Municipal da Prefeitura de Caraguatatuba completa nesta semana 12 anos, com a principal função de oferecer assistência humanizada aos pacientes oncológicos do município e seus familiares. 

O setor acolhe o paciente com diagnóstico de câncer, e oferece atendimento humanizado, que envolve além do conhecimento técnico, o cuidado e acolhimento na construção de um relacionamento de qualidade entre os profissionais, o paciente e todas as demais pessoas envolvidas.

Nos últimos 12 anos, 5.578 pacientes passaram pelo setor, com acolhimento, consulta de enfermagem, consulta com oncologista, encaminhamentos para tratamentos e toda assistência para aqueles que precisam de suplementação alimentar, que são formas de ajudar a melhorar o estado nutricional dos pacientes.

Atualmente estão em atendimento, 3.335 pacientes oncológicos, sendo a maior incidência, pacientes com câncer de mama e de próstata.

O setor conta com equipe composta por um médico, enfermeira, psicóloga, nutricionista, assistente social, auxiliar de enfermagem e agente administrativo. Realiza uma média mensal de 850 atendimentos, entre consultas médicas e de enfermagem, atendimentos com nutricionista, psicólogo e serviço social.

O secretário de Saúde, Gustavo Boher ressalta como essencial esse suporte que os pacientes recebem. “É sempre bom lembrar também da prevenção, que é a melhor opção. As unidades de saúde estão à disposição para fazer os exames preventivos e caso diagnosticado, realizar o tratamento precoce”, reforça. 

O Setor de Oncologia fica no prédio do Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas (CEM/CEO). O horário de funcionamento é das 7h às 16h30.