DestaqueVale do Paraíba

UPA do distrito de Moreira César em Pindamonhangaba não tem estrutura para atender pacientes com suspeita de dengue

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do distrito de Moreira César, em Pindamonhangaba, não tem estrutura e suporte físico para anteder a grande demanda de pessoas que procuram a unidade em busca de atendimento médico devido aos sintomas de dengue.

Pindamonhangaba registrou duas mortes e mais de 2,5 mil casos confirmados de dengue no ano, e recebeu, na sexta-feira (9), uma operação estadual de combate à doença.

Em suas redes sociais, o vereador Carlos Moura, o Magrão (PL), conversou com moradores de Moreira César na noite de domingo (11) que expressaram a indignação do atendimento médico.

Faltam médicos, enfermeiros e estrutura física, pois os pacientes estão em pé, sentados no chão, escadas e amontoados com crianças e idosos aguardando atendimento.

“Meu filho de 16 anos, entraram aqui às 13h35 da tarde, colheu sangue às 14h, somente as 18h que o rapaz levou o sangue para a análise, e agora é 21h e nada. Levou quatro horas para levar o sangue para ser analisado e a plaquetas dele está baixa”, vou denunciar esse descaso”, disse um morador que estava aguardando seu filho.

Os moradores se queixam da demora no atendimento e na falta de estrutura do local para lidar com a abundância de pessoas que buscam atendimento.

Em alguns casos, pacientes ficam mais de dez horas aguardando serem chamados para a consulta médica.

Os moradores estão preocupados com o sistema de saúde pública da cidade e afirmam que os poucos médicos e enfermeiros não conseguem dar conta da demanda de atendimentos diário.

A reportagem conversou com uma enfermeira da UPA de Moreira César que nos confirmou a precariedade no atendimento, e que está precisando colocar mais médicos para atender a população.

“Os médicos atendem, mas com a falta de recursos e estrutura fica essa bagunça”, comenta a profissional.

O Portal e Jornal A Gazeta RM, tentou contato com a Secretaria de Saúde de Pindamonhangaba, mas não obtemos retorno.

Por Redação | Portal A Gazeta RM

Fotos | Vídeo: Redes sociais – Vereador Carlos Moura