Notícias

Busvale e SEST SENAT fortalecem parceria para capacitação de jovens aprendizes no Vale do Paraíba

Novas vagas no ramo de transporte devem surgir em breve no programa de aprendizagem

Imagens: Divulgação / SEST SENAT

Na última quarta-feira (6), representantes do SEST SENAT de São José dos Campos, Taubaté e Jacareí se reuniram com o departamento de recursos humanos das empresas associadas à Busvale para debater sobre o fortalecimento da capacitação oferecida pelo SEST SENAT aos jovens aprendizes das empresas de transporte de passageiros do Vale do Paraíba. Estiveram presentes na reunião as empresas de São José dos Campos (Saeñs Pena, Maringá Transportes e Joseense Transportes), Taubaté (ABC Transportes), e Jacareí (Jacareí Transporte Urbano, Viação Jacareí e Santa Branca Transportes).

“O SEST SENAT Taubaté, por exemplo, é parceiro da ABC Transportes no projeto Jovem Aprendiz desde 2017. Essa parceria contribui para o papel social do SEST SENAT na formação dos aprendizes, atendendo à demanda de mão de obra especializada para o transporte e também para a inserção de jovens no mercado de trabalho. Agora, com o apoio maior da Busvale para capacitação na área de mecânica, acreditamos que haverá ainda mais interesse das empresas em capacitar mão de obra escassa no mercado, garantindo aos jovens a perspectiva de uma profissão”, disse José Valdecir Capille, diretor do SEST SENAT Taubaté.

O SEST SENAT atua como um importante canal entre as empresas e os jovens aprendizes, proporcionando cursos, campeonatos, atividades de lazer e capacitações diversas. A iniciativa da Busvale em consultar as empresas visa aprimorar as oficinas práticas, ampliando as oportunidades de vagas para jovens aprendizes em áreas como manutenção, mecânica, funilaria, elétrica, entre outras. 

Para Manoel Adair, presidente da Busvale, a ação vem para reforçar o compromisso do segmento de transportes com a geração de empregos e a qualidade do serviço. “Estamos em busca constante de novas parcerias para garantir as condições necessárias para que as empresas de transporte de passageiros da região contem com os melhores profissionais em seus quadros”, explicou.

As iniciativas serão implementadas em cada empresa associada de forma gradual e de acordo com os calendários de cada cidade. “A expectativa da Busvale é que as novas oportunidades de formação e inserção profissional para os jovens da região gerem maior interesse e participação do público, contribuindo assim para o desenvolvimento socioeconômico local”, finaliza Rubens Fernandes, diretor executivo da Busvale.

Sobre a Busvale

A Busvale (Associação Valeparaibana das Empresas de Transportes de Passageiros) é uma entidade que reúne as principais empresas de transporte público urbano da região do Vale do Paraíba, representando o segmento perante o sindicato obreiro e cuidando da imagem e do interesse das associadas. Atualmente, fazem parte as empresas de São José dos Campos (Saeñs Pena, Maringá Transportes e Joseense Transportes), Taubaté (ABC Transportes) e Jacareí (Jacareí Transporte Urbano, Viação Jacareí e Santa Branca Transportes).

Por Gabu Camacho | Consultoria & Mídia