Destaque PequenoVale do Paraíba

Cachoeira Paulista lança o Projeto Ruth vai á creche

Na última sexta feira (22) tivemos a culminância do PROJETO RUTH VAI Á CRECHE. O projeto foi desenvolvido pela Creche Jairo Gomes Ramos e teve como objetivo trabalhar “A História dos Quatro Pintinhos” de Ruth Guimarães, bem como sua vida e obra. O projeto contou com o apoio de sua filha, Júnia Botelho, que recebeu as professoras no Instituto Ruth Guimarães para contar sobre a vida de sua mãe. Apesar de Ruth dispensar apresentações, o relato de sua vida e obra foi um momento importante do projeto.

A história trabalhada foi uma história inédita, escrita para a coleção Macunaíma. Com base na história, as professoras desenvolveram atividades ligadas a oralidade, expressão artística, alimentação saudável e comportamento de alguns animais (pintinho e bichinhos de jardim).

O produto final do projeto foi a realização de uma exposição com os trabalhos e atividades desenvolvidas pelas crianças, aberta aos pais e responsáveis. As famílias também foram envolvidas no projeto, com a realização de tarefas familiares. As crianças também ficaram encantadas em verem seus trabalhos expostos. Para abrilhantar ainda mais o encerramento do projeto, tivemos a contação de histórias realizada pela coordenadora pedagógica Renata Camargo e a presença de Júnia Botelho, filha e biógrafa de Ruth, que doou alguns livros infantis para serem sorteados.

O evento contou com a presença da secretária de educação, Profª Adelaide Adelaide Maria Gomes Coelho Godoy e coordenadoras Enilce e Eliandra. O projeto foi organizado pelo Coordenador Pedagógico Peterson Salomão e Alves e brilhantemente executado pelas professoras Morena, Nilza, Micheli, Marleide e Luciana. Não podemos esquecer da participação e colaboração das ADI´s, que foram totalmente parceiras na execução do projeto.