LITORAL

Fundart inicia restauro de prédios históricos e deixa legado para Ubatuba

Sobradão do Porto, Cadeia velha e Teatro Municipal vão receber revitalizações

A preservação do patrimônio histórico é fundamental para manter as raízes e a identidade de um povo. Ao restaurar imóveis tombados, conservamos a memória e sensação de pertencimento das pessoas ao espaço urbano.

Assim, para manter viva essa rica cultura, a Fundart anuncia que Ubatuba irá reformar alguns desses prédios da cidade.

Um deles será o Sobradão do Porto, erguido em 1846, e que está fechado desde 2018. Graças ao projeto da Fundart que foi aprovado pelo Governo Federal foram investidos R$ 2 milhões para o restauro do prédio. A revitalização promete um novo capítulo na cultura caiçara, com obras na estrutura metálica e a substituição de colunas de madeira.

“É a recuperação da nossa história. Sinto-me realizado. O resgate do Sobradão não é apenas uma reforma física, mas um elo com a história que moldou a cidade”, destaca o presidente da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba, Luiz Bischof.

A Cadeia Velha, projetada por Euclides da Cunha, autor de “Os Sertões,” inicia sua jornada de revitalização, com um investimento de 153 mil reais conquistados por meio de uma emenda parlamentar. A iniciativa busca alinhar o espaço aos padrões do Condephaat, tornando-o seguro e convidativo para contar a rica história da cidade.

Será nesse espaço que as pessoas vão poder encantar-se com o piano de madre Glória, viajar no tempo com pinturas que retratam Ubatuba de outrora e também conhecer vários períodos importantes da cidade. O museu vai respirar e toda cidade estará convidada a prestigiá-lo.

Falando em prestigiar, o Teatro Municipal, palco de emoções, será revitalizado para se adequar às solicitações do Condephat. Sob o olhar atento do Ministério Público Federal, Iphan e Condephaat, a revitalização inclui reparos no sistema estrutural, instalação de segurança e uma readequação da fachada, com o objetivo de preservar as emoções que o palco oferece.

Essas iniciativas refletem um compromisso sério com a preservação do patrimônio histórico e cultural de Ubatuba. Cada passo é uma contribuição significativa para um legado de arte, cultura e muita história que nem o tempo poderá apagar.