DestaqueVale do Paraíba

Heróis Acadêmicos no Combate à Dengue: Estudantes de biomedicina e farmácia integram a linha de frente na Unidade de Hidratação de Lorena

Com a epidemia de dengue declarada em Lorena, estudantes dos cursos de Biomedicina e Farmácia da Faculdade Serra Dourada estão atuando junto às equipes da Secretaria de Saúde para reforçar o atendimento de pacientes diagnosticados ou com suspeita da doença.

Os alunos estão atuando como estagiários na Unidade de Hidratação instalada pela prefeitura no Ambulatório de Especialidades II, que fica na rua Tupi, 350, Vila Hepacaré. Neste espaço são realizados atendimentos médicos, de enfermagem, coleta de exames laboratoriais e hidratação endovenosa. A Unidade de Hidratação funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h.

De acordo com o diretor da Faculdade Serra Dourada de Lorena, Olívio Júnior, o objetivo desta ação é apoiar o município neste momento emergencial, em que os casos de dengue estão aumentando, e oferecer aos estudantes a possibilidade de vivenciarem na prática esta experiência extraclasse. “Na Serra Dourada, temos sempre o objetivo de oferecer um ensino voltado ao mercado de trabalho. Para isso, a prática se torna fundamental. Além disso, temos o propósito de sempre atuarmos de forma a trazer soluções para problemas da comunidade onde estamos inseridos e, frente a esta situação emergencial na saúde, firmamos essa parceria com a prefeitura para auxiliar nesses atendimentos”, explica.

Orientações
Segundo orientações da Prefeitura de Lorena, o paciente que estiver com dengue ou suspeita de dengue deve continuar procurando as Unidades de Saúde do município. “Todas as UBS e ESF estão aptas a atender esses casos e oferecer o serviço de hidratação. Os postos têm médicos, materiais e equipe para fazer esse atendimento. A Santa Casa continua sendo porta de entrada para os casos suspeitos de dengue. No caso de crianças menores de 10 anos, os pais devem procurar
diretamente a Santa Casa.”

Unidade de Hidratação
A Unidade de Hidratação conta com seis cadeiras e duas macas para hidratação endovenosa, atendimento médico e de enfermagem, ambulância exclusiva, em todo o tempo de funcionamento.

Também fará, de acordo com a necessidade de cada atendimento, coleta de exames, testes rápidos, entrega de medicamentos antitérmicos, analgésicos, anti histamínicos, sais de hidratação via oral e medicamentos para náusea e vômito.

Com informações da Prefeitura de Lorena

Por Rarison Trindade | Ascom Faculdade Serra Dourada