Destaque PequenoLITORAL

Moradores de Ilhabela têm transporte sanitário gratuito para exames e procedimentos médicos em Centros de Referência externos

Cerca de 20 mil pacientes se beneficiaram do serviço em 2023

Os moradores de Ilhabela, atendidos pela Rede Municipal de Saúde, têm apoio de transporte sanitário gratuito para exames e demais atendimentos médicos que precisam ser realizados em outras cidades. Somente em 2023, o serviço transportou 19.849 pessoas para diferentes tipos de procedimentos, entre eles os tratamentos de câncer e hemodiálise.

Por mês, são cerca de 500 viagens para diversos centros de referência e, no ano passado, foram realizados deslocamentos para mais de 20 cidades. A maioria dos centros de tratamento são nas cidades de São Paulo, Caraguatatuba e Taubaté, mas, dependendo da especialidade, alguns pacientes necessitam ser encaminhados para outros municípios.

Os veículos e horários disponíveis dependem do tipo de atendimento necessário, pois nem todos precisam do dia inteiro para os procedimentos médicos, conforme detalha a assistente social da Secretaria de Saúde, Silvia Benedicto Caldeira.

“O transporte sanitário depende muito da necessidade. Nós temos pacientes de oncologia que fazem radioterapia e são apenas 15 minutos de atendimento, sendo dispensados em seguida. Nesses casos, é o próprio médico ou enfermeira que define que tipo de carro que eles precisam, se é um carro de passeio, uma van ou ambulância”, explica.

Além dos pacientes, conforme o tratamento ou idade do assistido, os acompanhantes também são transportados. No caso dos pacientes maiores de 60 anos ou debilitados, é obrigatória a presença de um acompanhante. Na hipótese de haver vaga no veículo, o paciente pode solicitar o transporte de um amigo ou familiar para apoio.

Quem pode solicitar?

Todas as pessoas que têm pedido de consulta, exame ou tratamento em serviço especializado que foram atendidas na Rede de Saúde Pública de Ilhabela encaminhadas para o especialista podem solicitar o transporte. O processo começa desde o diagnóstico, quando o paciente é inserido no sistema e, prossegue durante todas as etapas do tratamento. Não há limite de tempo para usufruir do serviço, desde que haja continuidade do atendimento/tratamento.

“No tratamento oncológico, por exemplo, são vários exames pelos quais o paciente é submetido. Geralmente é de cinco a dez anos para a alta definitiva, por isso fazemos um acompanhamento diário para atender as necessidades das pessoas durante todo este período. Atualmente, temos quase 500 prontuários de oncologia com pacientes que estão em tratamento e outros que estão em acompanhamento, já próximos de receber alta”, complementa a assistente social.

Diagnóstico na rede particular

Mesmo nos casos em que o diagnóstico inicial e tratamento são realizados por profissionais particulares, o paciente também pode solicitar o serviço, desde que a especialidade não seja atendida pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Nesse caso, um assistente social analisa o pedido e, caso seja aprovado, a Secretaria de Saúde de Ilhabela oferece o serviço de apoio ao transporte sanitário.