Destaque PequenoLITORAL

Pré-conferência no Quilombo do Itamambuca em Ubatuba fortalece diálogo

Encontro reuniu membros da comunidade e lideranças tradicionais

O Quilombo do Sertão do Itamambuca, localizado na região Norte de Ubatuba, foi palco da terceira pré-conferência da II Conferência dos Povos Originários e Comunidades Tradicionais, na terça-feira, 5 de março.

Estiveram reunidos membros das comunidades e lideranças tradicionais com o objetivo de categorizar demandas gerais e específicas para o território. As reuniões são fundamentais para que os comunitários contribuam ativamente e compartilhem suas ideias, saberes e modo de vida.

Os temas debatidos transitaram entre cultura, identidade, trabalho, renda, pesca artesanal, saúde, saneamento básico, educação, inclusão digital, esportes, turismo, meio ambiente, desenvolvimento sustentável, infraestrutura e direito ao território.

As falas e demandas foram registradas pela comissão organizadora, alimentando o processo de preparação para a II Conferência, que será realizada nos dias 21 e 22 de maio de 2024, no Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto.

“É necessário que as ideias saiam do papel. Receber o setor público é um meio de cobrar ações efetivas para o território”, destaca o presidente interino da Associação dos Remanescentes do Quilombo do Sertão do Itamambuca, Mario Luiz Leite, que sugeriu também uma maior aproximação e espaço por parte da Prefeitura para atender às necessidades identificadas.

            Conferência: democracia, diálogo aproximação

A conferência realizada a cada dois anos, destaca-se como uma oportunidade para que os Povos Originários e Comunidades Tradicionais participem ativamente nas decisões municipais.

O encontro representa um esforço conjunto entre as comunidades tradicionais e o setor público e um meio de fomentar o protagonismo dos Povos Originários e Comunidades Tradicionais na criação de políticas públicas.

Povos Originários e Comunidades Tradicionais são definidos como grupos culturalmente diferenciados e que se reconhecem como tais, possuem formas próprias de organização social, ocupam e usam territórios e recursos naturais como condição para sua reprodução cultural, social, religiosa, ancestral e econômica, utilizando conhecimentos, inovações e práticas gerados e transmitidos pela tradição.

Calendário das próximas Pré-conferências de 2024:

12/03, às 16h, Centro Comunitário do Quilombo da Caçandoca

19/03, às 16h, Casa de Farinha do Quilombo da Fazenda

26/03, às 16h, Campinho ou Escola do Camburi Quilombo do Camburi

09/04, às 14h, Centro Cultural Araponga – Caiçaras das regiões Norte e Sul

16/04, às 18h30, Centro Cultural Araponga – Caiçaras da região Central, Centro-Sul e Centro-Norte

23/04, às 9h, Aldeia Rio Bonito – Indígenas da Aldeia Rio Bonito