Vale do Paraíba

Com a falta de manutenção nas estradas, atendimento do setor de saúde de Cunha é afetado

Por Sebastião Ferraz | Portal A Gazeta RM

Com a falta de manutenção nas estradas rurais de Cunha, o setor de saúde do município é afetado no que tange ao atendimento dos moradores da zona rural.

Na manhã de quinta-feira (11) um veículo da saúde de Cunha que tinha como condutor um médico e de acompanhante uma enfermeira, não podem chegar as comunidades do Vargem do Gonzaga e do Tanque, pela calamidade que se encontra a estrada que dá acesso a ambos os bairros.

Faltando aproximadamente dois quilômetros para que a equipe fosse realizar o atendimento médico e coleta em uma igreja (já que os bairros não contem posto de saúde), os profissionais depararam com um caminhão de uma loja atolado na estrada.

O caminhão atolou no meio da estrada, dificultando que carros passassem tanto indo como vindo das comunidades.

O médico e a enfermeira faz atendimento uma vez ao mês em uma igreja que disponibiliza o espaço para que os moradores possam fazer os exames e coletas e sejam atendidos pelo médico.

Dezenas de pessoas estavam esperando o médico por volta das 07h em jejum para realizar a coleta. Mas os profissionais conseguiram chegar no local por volta das 11h20, quando os pacientes cansados de esperar já estavam indo embora.

Para que a equipe chegasse ao local foi necessário da ajuda dos moradores para carregar os equipamentos de trabalhos por aproximadamente dois quilômetros até chegar no local de atendimento.

As comunidades ficam aproximadamente trinta quilômetros longe do centro de Cunha, e nunca possuíram um PSF ou uma UBS para atender a população.

O que causa estranheza é que o médico ocupa duas funções (médico e motorista) sendo uma remunerada e outra ele faz por amor a vida e a profissão que é em atender as pessoas com dignidade e amor ao próximo.

Como uma comunidade com mais de 100 famílias consegue sobreviver com o mínimo de atendimento médico, já que o profissional faz atendimento uma vez ao mês àquele povo carente e tão sofrido com o abandono por parte da administração municipal.

Cabe saber se esses moradores que estão sendo colocados de lado pela administração municipal irão resolver mais esse problema (que é a falta de um atendimento digno e respeito ao próximo).

As imagens estão aí, não adianta os defensores entrarem em contato com a redação dizendo ser ‘Fake News’, e que nós não moramos em Cunha, não estamos sabendo de nada. As imagens não mentem, mas a atual administração isso não sabemos. Mas você morador de Cunha que vive na pele pode analisar os rumos que a cidade está passando e que o levará anos para que isso seja solucionado.

Vídeo: Redes sociais