Política

Governador Romeu Zema empossa a defensora pública-geral Raquel da Costa Dias, nesta segunda-feira, dia 29 de abril  

Defensora pública será reconduzida ao cargo para o biênio 2024-2026

Por Assessoria de Comunicação – Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais

Raquel Gomes de Sousa da Costa Dias será empossada pelo governador Romeu Zema ao cargo de defensora pública-geral de Minas Gerais na próxima segunda-feira (29/4). A cerimônia acontecerá às 17h no Auditório da Unidade I da DPMG em Belo Horizonte.   

Raquel da Costa Dias foi reeleita pela Classe na sexta-feira (19/4), para o segundo mandato de defensora pública-geral de Minas Gerais, biênio 2024-2026. Ela obteve 547 votos, o equivalente a 84,87% do total. Votaram 646 defensoras e defensores públicos aptos. 

Primeiro mandato

Com foco na transformação social, no biênio anterior (2022-2024) a Defensoria Pública saltou de pouco mais 5 milhões para mais de 8,3 milhões de prestações jurídicas, sendo mais de 20 mil atendimentos extrajudiciais, considerando apenas os projetos institucionais.   

Na seara da educação em direitos, no período, foram mais de 25 mil pessoas capacitadas entre público interno e externo. Com a expansão do sistema de cooperações, a Defensoria Pública chegou a 27 unidades novas ou em novos endereços no interior.  

Destaca, ainda, durante a primeira gestão a abertura do IX concurso para ingresso na carreira de defensora e defensor público e o inédito concurso para servidoras e servidores da Instituição. 

Trajetória

Natural de Belo Horizonte, Raquel da Costa Dias ingressou na carreira de defensora pública em 2005, aprovada no IV Concurso de Ingresso na Carreira de membros da DPMG. Antes, atuou como oficial do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais. 

Na Defensoria Pública, exerceu a função de coordenadora local da Unidade de Nova Lima; coordenadora das Defensorias de Famílias e Sucessões da Capital; assessora Jurídico-Institucional da Defensoria Pública-Geral; coordenadora de Estágio e Serviço Voluntário da DPMG; e chefe de Gabinete, cargo que ocupou entre 2018 e 2022, ano que assumiu o cargo de defensora pública-geral. 

Raquel é formada em direito pela Faculdade Milton Campos, possui Pós-Graduação Lato Sensu em Direito e Assistência Jurídica, no Instituto para o Desenvolvimento Democrático – IDDE – em parceria com o Ius Gentium Conimbrigae/Centro de Direitos Humanos, sediado na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra/Portugal e, em Controle Externo, realizada pela Escola de Contas e Capacitação Prof. Pedro Aleixo, em convênio com a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.