DestaqueSul Fluminense

Hospital de Itatiaia realiza cirurgias reparadoras

Por Ascom PMI

O Hospital Municipal Dr. Manoel Martins de Barros, em Itatiaia, realizou recentemente uma cirurgia plástica não estética de retirada de pele da virilha. O procedimento, conhecido por cruroplastia ou coxoplastia, está entre as cirurgias reparadoras pós-bariátricas cobertas pelo SUS (Sistema Único de Saúde), assim como a abdominoplastia e mamoplastia, e tem indicação individualizada, dependendo da análise do especialista e das condições de saúde do paciente.

De acordo com o médico Paulo Azizi, especialista em cirurgia plástica reparadora e estética, que está realizando os procedimentos, intervenções de maior porte foram intensificadas pelo Hospital Municipal Dr. Manoel Martins de Barros nos últimos três meses. Um deles, por exemplo, é a coxoplastia, realizada com anestesia geral ou peridural, e geralmente associada a lipoaspiração para melhorar o contorno local e a tração da pele.

– A extensão do corte depende da quantidade de pele a ser removida, e é posicionada na parte interna da coxa, com extensão para a virilha se necessário – explica.

O Secretário de Saúde de Itatiaia, Luiz Eduardo Saldanha, salienta que o Hospital Municipal Dr. Manoel Martins de Barros também vai fazer cirurgias de reduções de mama e abdomiplastia, intervenção realizada com o objetivo de remover o excesso de gordura e de pele da região da barriga, ajudando a diminuir a flacidez, removendo estrias e cicatrizes presentes no local.

– Essas cirurgias pós-bariátricas, indicadas por um especialista, ajudam na recuperação das condições da saúde física e mental dos pacientes, pois têm tudo a ver com autoestima e qualidade de vida. É mais uma conquista importante para a saúde de Itatiaia – disse.

Segundo ele, também será feita mamoplastia redutora, que remove o excesso de gordura, de tecido glandular e de pele das mamas, reduzindo o volume e o peso dos seios, o que proporciona melhor qualidade de vida para a mulher. “Além dos benefícios estéticos, a mamoplastia melhora a saúde da paciente. Ao diminuir o tamanho dos seios, alivia o desconforto que causam à mulher. Vale lembrar que esses procedimentos reparadores, custeados pelo SUS, devem ter sempre a indicação de um especialista”, frisa.

Fotos: Sonita Palmer