Notícias

Presidente do TJ-SP visita São José dos Campos e conhece o CSI

Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, desembargador Dr. Fernando Antônio Torres Garcia, durante sua visita ao CSI – Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Por Paula Paz | Ascom PMSJC

Nesta quinta-feira (18), São José dos Campos teve o privilégio de receber a visita do desembargador Dr. Fernando Antônio Torres Garcia, Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP). Acompanhando a visita estavam o Dr. José Loureiro Sobrinho, Diretor do Fórum de São José dos Campos, o Dr. Carlos Gutemberg de Santis Cunha, Juiz Diretor da 9º Região RAJ e representantes da Prefeitura.

O desembargador se reuniu com cerca de 70 magistrados da 9ª RAJ – São José dos Campos. O encontro faz parte de uma programação de visita às dez Regiões Administrativas Judiciárias, que tem por finalidade ouvir as questões atinentes às comarcas da região e falar das questões macros, que impactam todo o judiciário estadual.

O desembargador também esteve no CEJUSC (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania), instituição de destaque do Poder Judiciário, dedicada ao atendimento público para a resolução colaborativa de conflitos e para fornecer orientações sobre questões de cidadania. Na oportunidade, o Dr. Garcia pode conhecer o projeto de revitalização e ampliação da área onde fica o Procon, bem como do novo projeto que o conectará com o CEJUSC.

Visita ao CSI

A comitiva do desembargador visitou o CSI (Centro de Segurança e Inteligência), reconhecido nacionalmente como um centro de excelência em segurança pública.

Desde sua inauguração em abril de 2021, o CSI tem se destacado pela implementação e investimento de novas câmeras inteligentes e tecnologia de reconhecimento facial em toda a cidade. Seu principal objetivo é garantir uma maior segurança e qualidade de vida para os cidadãos. Entre dezembro de 2023 e abril de 2024, o CSI contribuiu para a recuperação de 560 veículos, a realização de 1088 detenções e a captura de 229 indivíduos procurados.

“Vim a São José para conversar com todos os magistrados da 9ª Região Administrativa Judiciária. Tivemos uma reunião com quase 70 magistrados de todas as comarcas dessa região, tive o prazer de conhecer o CSI, onde a modernidade fica à mostra para toda a população e a segurança para todos os joseenses. O CSI demonstra que a integração entre as forças de segurança é plenamente possível e, só assim, o poder público vai poder garantir mais segurança ao cidadão brasileiro” disse o Dr. Fernando Antônio Torres Garcia.

O Centro de Segurança e Inteligência já recebeu mais de 250 comitivas, entre elas da Secretaria Nacional de Segurança, além de visitas internacionais.

Tecnologia do CSI

1200 câmeras inteligentes

Reconhecimento facial

Rastreamento de pessoas, objetos e veículos

Detecção de movimento

Tempo de Permanência

Implantação de pontos remotos de acesso nas sedes de todas as forças de segurança que atuam no município Interligação de sistemas

São José Unida

Criado pela Prefeitura em 2017 e instituído pela lei 10.311/21, o programa São José Unida integra a Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Técnico-Científica, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Federal, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, DFPM (Departamento de Fiscalização e Posturas Municipais), Secretaria de Mobilidade Urbana e Detran-SP, numa força-tarefa para prevenir e reduzir os índices de criminalidade. Todas as forças de segurança integram o CSI.

Cidade Segura

São José dos Campos é uma das cidades mais seguras do Estado de São Paulo (com população entre 500 mil e 1 milhão de habitantes), esses dados demonstram a efetividade das medidas implementadas pela cidade para combater a criminalidade e garantir a segurança de seus cidadãos.