Por Redação | Portal A Gazeta RM
Na última terça-feira (29), uma equipe do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) de Três Corações, em especial o núcleo II, dedicado ao atendimento de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, promoveu uma ação social na Escola Estadual Godofredo Rangel. O evento teve como objetivo informar e conscientizar os jovens sobre os direitos das mulheres e sua importância.
A iniciativa foi realizada em parceria com o projeto de conscientização dos Direitos Humanos, desenvolvido por estudantes do 4º período do curso de pedagogia da Universidade Uninassau – Centro Universitário Maurício de Nassau Derby. Durante o encontro, os profissionais do CREAS abordaram temas fundamentais, como a Lei Maria da Penha, explicando seus mecanismos de proteção, os tipos de violência que ela prevê, e a importância de uma rede de apoio às mulheres em situação de vulnerabilidade.
A ação teve também uma perspectiva histórica, onde foram relembradas as lutas sociais que culminaram na promulgação da Lei Maria da Penha, legislação que representa um marco no combate à violência contra a mulher no Brasil. Além disso, os profissionais do CREAS esclareceram sobre outros direitos garantidos por lei, como o planejamento familiar, as medidas de proteção à vítima, e as punições previstas para os agressores, inibindo e combatendo a violência doméstica.
Para que os estudantes entendam como e onde buscar ajuda, a equipe destacou os principais canais de denúncia e atendimento, incluindo o Disque 100 – Direitos Humanos, o Disque 180 – Central de Atendimento à Mulher, a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) e o número 190 da Polícia Militar, que também atua com a Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica. Foram distribuídos panfletos informativos.
A população que deseja mais informações sobre o trabalho desenvolvido pelo CREAS pode visitar a unidade, localizada na rua Vereador Abrahão Melchior Gonçalves, 65, no bairro Jardim Rio Verde, ou entrar em contato pelo telefone (35) 98812-3041
Essa ação representa mais um passo na luta por uma sociedade informada e engajada na proteção dos direitos das mulheres e na prevenção.
Fotos: Divulgação | PMTC