Skip to content

Tenaris entrega Bolsas Roberto Rocca a 200 estudantes em Pindamonhangaba, SP

Evento também renovou bolsas para universitários e contou com palestra de Thalita Rebouças

Por Redação | Portal A Gazeta RM

A manhã desta quarta-feira (13) marcou a celebração de um dos momentos mais aguardados do calendário educacional de Pindamonhangaba: a entrega das Bolsas Roberto Rocca, iniciativa da Tenaris que, no Brasil, chegou à sua 19ª edição. Este ano, foram reconhecidos 200 estudantes do Ensino Médio pelo excelente desempenho acadêmico, além da renovação de 15 bolsas para universitários de Engenharia do Vale do Paraíba e de Rio das Ostras (RJ).

O evento, realizado no Marinelli Eventos, reuniu alunos premiados, familiares, professores, coordenadores, diretores, autoridades municipais e representantes da empresa.

A programação foi aberta com a participação especial da escritora e jornalista Thalita Rebouças, autora de mais de 20 livros e com mais de 3 milhões de exemplares vendidos. Conhecida pela proximidade com o público jovem, Thalita falou sobre a importância da leitura e de “insistir e acreditar em si mesmo”. Com humor e leveza, compartilhou desafios de sua carreira e histórias inspiradoras, prendendo a atenção do público.

O presidente da Tenaris no Brasil, Renato Catallini, destacou o papel da comunidade na formação dos jovens.

“A educação abre portas, amplia horizontes e é o motor da transformação social. Por trás de cada boletim exemplar existe o esforço da família, o professor que personaliza a atenção e o olhar que diz ‘eu acredito em você’”, afirmou.

Renato também lembrou que o Grupo Techint aposta fortemente na educação. Presente em 19 países, o programa já beneficiou mais de 430 mil pessoas. Ele citou a Escola Técnica Roberto Rocca, existente em apenas três países — incluindo o Brasil, em Santa Cruz (RJ) —, o programa Gen Técnico, presente em 42 escolas técnicas de 8 países, e o Aula Extra, que atua em 27 escolas de 7 países.

“Em Pinda, onde no último ano celebramos 50 anos de presença da Tenaris, já concedemos mais de 3.500 bolsas desde o início do programa”, destacou.

O diretor de Recursos Humanos da Tenaris no Brasil, Luiz Marcondes, ressaltou que o evento é resultado de compromisso coletivo.

“Este ano, a média geral foi 9,45, superando os 9,40 do ano passado. Que cada um leve consigo disciplina, foco e excelência. Voem alto”, incentivou.

O prefeito de Pindamonhangaba, Ricardo Piorino, agradeceu a parceria.

“Sem vocês, a Tenaris, seria difícil caminhar com tantos projetos sociais”, disse.

Representando a Secretaria Municipal de Educação, o secretário adjunto Lúcio do Carmo parabenizou os estudantes e educadores.

“Muito mais do que ensinar, a escola é o lugar onde o ser humano é construído e o cidadão é formado. Com compromisso e constância, não há limites para o que podem alcançar”, afirmou.

Este ano, a Tenaris investiu R$ 440 mil nas bolsas, no valor individual de R$ 2.200, incluindo as renovações para o ensino universitário.

Sobre Roberto Rocca

Em homenagem ao fundador do Grupo Techint, Roberto Rocca (1922-2003), os quatro programas educacionais globais da empresa levam seu nome. Engenheiro mecânico e doutor em metalurgia, Rocca foi reconhecido por sua competência técnica, cultura geral e humanismo. Ao lado de seu pai, Agostino Rocca, dedicou mais de 50 anos à expansão internacional do grupo e ao fortalecimento de iniciativas educacionais e de capacitação técnica.

Fotos: Divulgação | PMP

Conteúdo Relacionado