Ação cumpriu mandados em seis cidades e tem entre os alvos um policial civil afastado desde 2023
Por Redação | Porta A Gazeta RM
A Polícia Federal de Cruzeiro deflagrou, na manhã desta quinta-feira (11), a terceira fase da Operação Fumus Peregrinatur, que apura o contrabando de cigarros estrangeiros no Vale do Paraíba.
Nesta etapa, cerca de 40 policiais federais cumpriram 10 mandados de busca e apreensão nas cidades de Cruzeiro, Cachoeira Paulista, Piquete, Lorena, Guaratinguetá e Pindamonhangaba.
As investigações começaram em 2021, com a primeira fase da operação. Uma segunda etapa foi realizada em 2022, resultando em prisões em flagrante e apreensões de cargas ilícitas nos anos seguintes.
Segundo a Polícia Federal, a ação atual tem como foco suspeitos já identificados nas fases anteriores, mas que ainda não haviam sido presos, indiciados ou processados. Entre os alvos está um policial civil, afastado de suas funções por decisão judicial desde 2023.
Além de contrabando e associação criminosa, os investigados poderão responder por facilitação ao contrabando ou descaminho, corrupção passiva e ativa e violação de sigilo funcional.
A operação contou com apoio da Corregedoria da Polícia Civil do Estado de São Paulo.





Fotos: Divulgação | Polícia Federal




