Por Redação | Porta A Gazeta RM
Um homem de 32 anos, investigado por manter a namorada em cárcere privado em Barra do Piraí (RJ) e por suposto envolvimento em outros crimes, foi preso na quinta-feira (8) no município de Santa Bárbara do Monte Verde (MG), durante uma operação conjunta entre as polícias civis dos estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais. A prisão foi resultado de trabalho de inteligência e troca de informações entre as forças de segurança dos dois estados.
O homem já havia sido detido em agosto de 2025 pelos mesmos crimes relacionados à violência doméstica em Barra do Piraí, incluindo tortura, cárcere privado e ameaça contra a vítima, sua então companheira, conforme informou a Polícia Civil. Na ocasião, ele foi liberado após concessão de liberdade provisória pela Justiça, medida que o permitiu responder ao processo em liberdade.
Após a saída da prisão, a corporação passou a investigar novos crimes graves atribuídos ao suspeito, incluindo um estupro registrado recentemente em Minas Gerais, além de relatos de que o homem continuou ameaçando a ex-companheira mesmo fora do cárcere, o que motivou a emissão de um novo mandado de prisão preventiva.
Com base no mandado judicial, equipes da Polícia Civil do Rio de Janeiro (88ª Delegacia de Polícia de Barra do Piraí) e da Polícia Civil de Minas Gerais atuaram de forma integrada para localizar e capturar o suspeito. A prisão foi realizada em Santa Bárbara do Monte Verde, onde ele estava escondido no momento da abordagem, sem oferecer resistência.
O delegado titular da 88ª DP, Rodolfo Atala, destacou que a ação conjunta foi determinante para a captura que o trabalho de cooperação reflete o compromisso das forças de segurança em responsabilizar autores de crimes de violência doméstica, inclusive quando tentam se esconder em outro estado. Segundo o delegado, as autoridades não deixarão de perseguir e prender quem comete esse tipo de crime, independentemente da localização.
Após a prisão, o suspeito foi conduzido à delegacia e permanece à disposição da Justiça, onde responderá pelos crimes atribuídos, tanto os relacionados à violência doméstica em Barra do Piraí quanto aqueles sob investigação em Minas Gerais. As apurações seguem em andamento visando esclarecer todos os fatos e responsabilidades referentes aos delitos.
A Polícia Civil reforça à população que os casos de violência contra a mulher podem ser denunciados em qualquer delegacia, pelo telefone 197, ou pelo Disque 180, que recebe denúncias de forma anônima e gratuita.
Foto: Divulgação | PMRJ




