Skip to content

Abordagens de rua reforçam ações de proteção social em Lorena, SP

Por Ricardo Oliveira

A Prefeitura de Lorena, por meio das Secretarias de Saúde e de Assistência e Desenvolvimento Social, realiza de forma contínua abordagens de rua com foco na proteção de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social. A ação acontece por meio do Serviço de Abordagem Social, ofertado no âmbito do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), em parceria com o Consultório de Rua, com atendimentos às terças-feiras pela manhã.

As equipes atuam de forma multidisciplinar em sistema de busca ativa, percorrendo ruas, praças, terminais, feiras e outros locais de grande circulação, com o objetivo de identificar pessoas em situação de rua, que estejam expostas a diferentes formas de violação de direitos.

Durante as abordagens, os profissionais realizam escuta qualificada, estabelecem um primeiro vínculo com as pessoas atendidas e prestam orientações sobre direitos e serviços disponíveis no município. São realizados teste-rápido, vacinação e o acesso à documentação para o resgate da cidadania de cada indivíduo. Também são avaliadas situações de risco imediato, como violência, abandono, exploração ou necessidades relacionadas à saúde, possibilitando os devidos encaminhamentos para as redes socioassistencial e demais políticas públicas, como saúde, educação e justiça.

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social reforça que o Serviço de Abordagem Social não tem caráter policial ou repressivo. Trata-se de uma ação social, educativa e protetiva, que respeita a autonomia dos indivíduos, buscando garantir dignidade, acolhimento e acesso a direitos para quem mais precisa.

Fotos: Divulgação | PML

Conteúdo Relacionado