Skip to content

Cambuquira, MG realiza 2ª reunião do Comitê de Políticas de Equidade na Saúde da População Negra

Por Redação | Porta A Gazeta RM

Na sexta-feira (22), a Secretaria Municipal de Saúde de Cambuquira (MG) sediou a segunda reunião do Comitê de Políticas de Equidade na Saúde da População Negra, com foco principal na formação de agentes comunitários de saúde sobre temas relacionados ao racismo e à equidade racial no sistema de saúde, além da articulação de parcerias com instituições culturais e educacionais da região. O encontro integra o esforço local de implementar ações e estratégias voltadas à Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN), estabelecida no Sistema Único de Saúde (SUS) com o objetivo de diminuir desigualdades raciais no acesso e na qualidade dos serviços de saúde para essa população.

Estiveram presentes representantes da sociedade civil e de diferentes entidades parceiras, incluindo membros da Fundação Cultural Vagão 98, gestores da Feira Literária das Águas Virtuosas (FLAVIR), integrantes do Instituto Marfisafro e o pesquisador e sanitarista Celso Ricardo Monteiro, babalorixá e consultor em políticas de saúde com atuação no estado de São Paulo. A participação de conselheiros e técnicos da própria Secretaria de Saúde de Cambuquira reforçou o caráter coletivo e intersetorial da iniciativa.

A reunião discutiu a oferta de cursos e formações continuadas para os agentes comunitários de saúde do município, com ênfase na compreensão de como o racismo institucional pode afetar o atendimento e os resultados de saúde da população negra. A formação deve considerar aspectos históricos e sociais que contribuem para desigualdades no acesso aos serviços e no tratamento das condições de saúde, conforme diretrizes da PNSIPN implementadas pelo SUS em âmbito nacional desde 2009.

Um dos temas centrais do encontro foi a parceria entre o comitê e a Feira Literária das Águas Virtuosas (FLAVIR), organizada pela Fundação Cultural Vagão 98, que deverá estender as discussões de equidade racial e saúde ao município vizinho de Lambari (MG). A proposta é dialogar com a população e instituições culturais locais sobre os desafios e as oportunidades para promover práticas mais equitativas no sistema de saúde, fortalecendo as redes de apoio e conscientização comunitária.

A iniciativa foi liderada pelo Instituto Marfisafro, organização que atua na defesa e promoção das Políticas de Equidade na Saúde da População Negra na região. O trabalho em rede com organizações culturais e sociais busca incentivar a criação de comitês semelhantes em outros municípios do Sul de Minas e integrar uma agenda regional de promoção da equidade no SUS.

A criação de comitês de equidade racial, como o de Cambuquira, é inspirada em experiências de articulação de organizações e conselhos que buscam fortalecer a implementação da PNSIPN no Brasil. Esta política foi instituída nacionalmente para enfrentar as desigualdades de saúde que historicamente afetam a população negra, por meio de ações que promovam a igualdade de acesso, a participação social na gestão pública e a eliminação do racismo institucional nos serviços de saúde.

O comitê em Cambuquira passa a integrar esse tipo de iniciativa, que já é discutido em várias instâncias estaduais e municipais, e representa um passo local na qualificação e formação contínua de profissionais de saúde, assim como no fortalecimento de laços com movimentos culturais e sociais que atuam pela inclusão e equidade.

O desenvolvimento dessas ações reforça a importância de um olhar atento às necessidades específicas da população negra no contexto da atenção à saúde pública, em consonância com diretrizes brasileiras que buscam superar desigualdades e promover a justiça social no acesso aos serviços de saúde pelo SUS.

Foto: Divulgação | PMC

Conteúdo Relacionado