Skip to content

Cruzeiro alcança crescimento recorde na geração de empregos em setembro de 2024

Por Redação | Portal A Gazeta RM

A cidade de Cruzeiro, no Vale do Paraíba, registrou um saldo positivo de 648 vagas de empregos formais com carteira assinada em setembro de 2024, mais que o dobro das 305 vagas criadas no mesmo mês do ano passado. Os dados, divulgados nesta semana pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) do Ministério do Trabalho e Emprego, consolidam Cruzeiro como uma das cidades que mais gerou empregos.

De janeiro a setembro, o saldo positivo do Cruzeiro chegou a 969 vagas, resultado da diferença entre 4.778 contratações e 3.809 desligamentos. Comparado ao mesmo período de 2023, o crescimento no número de vagas supera 100%, refletindo um momento de expansão econômica.

A indústria foi o setor que mais gerou empregos na cidade, com 442 novos postos de trabalho em 2024. Proporcionalmente, os setores de comércio e serviços também apresentaram forte crescimento, com aumentos de 7,14% e 6,14%, respectivamente, nos primeiros meses do ano.

Comparando Cruzeiro com outras cidades da RM Vale, o município fica atrás apenas dos polos industriais de São José dos Campos, Jacareí e Taubaté. Em termos proporcionais, Cruzeiro se destaca na região, com um saldo positivo de 5,5% no total de empregados, superando São José dos Campos, que registrou 8.748 vagas novas.

Entre as cidades do Circuito da Fé, Vale Histórico e Litoral Norte, Cruzeiro foi a cidade que mais gerou empregos em setembro, tanto em termos absolutos quanto proporcionais. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Cruzeiro projeta um aumento ainda maior no saldo de empregos, com contratações em outubro que ainda será divulgada.

Mesmo sendo menor na população que cidades como Pindamonhangaba, Guaratinguetá, Caçapava e Caraguatatuba, Cruzeiro se destaca pela geração de empregos, evidenciando um período de crescimento com novos empreendimentos se instalando no município.

O prefeito de Cruzeiro, Thales Gabriel, atribuiu o crescimento à chegada de novos empreendimentos. “Tivemos recentemente a inauguração do nosso Shopping Shibata, e teremos novos negócios abrindo as portas, o que deve gerar centenas de vagas. Além disso, no início de 2025, começa a operar o Hospital Regional, que também vai demandar muitas vagas de emprego em Cruzeiro”, afirmou.

A cidade, que vive uma fase de expansão econômica, reforça sua posição como um polo de geração de empregos na região, com perspectivas de crescimento contínuo e fortalecimento econômico.

Foto: Divulgação | PMC

Conteúdo Relacionado