Skip to content

Drones reforçam vigilância contra o mosquito da dengue em Virgínia, MG

Por Redação | Portal A Gazeta RM

O uso de veículos aéreos não tripulados (drones) para vigilância do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, tem se mostrado uma ferramenta poderosa no combate a essas doenças. Com o auxílio dos drones, é possível mapear e monitorar áreas de difícil acesso, como terrenos baldios, telhados e regiões urbanas, permitindo que as equipes de controle de vetores possam agir de forma mais precisa e direcionada, eliminando os focos de reprodução do mosquito. Dessa forma, aumenta-se a capacidade de vistoria para detecção de risco e otimiza-se o direcionamento dos agentes de combate a endemias.

Recentemente, a equipe da Vigilância Epidemiológica de Virgínia, composta pelo coordenador Alex e os colaboradores Mateus, Maria Cecília e Higor, participou de um treinamento com o instrutor Pedro, da empresa GRS80 / Voo pela Saúde, seguido de uma ação prática com a utilização dos drones. O treinamento visou aprimorar o uso dessa tecnologia na vigilância do Aedes aegypti e fortalecer as ações de combate ao vetor.

De acordo com o coordenador Alex, o uso de drones na vigilância e controle do Aedes aegypti é complementar às ações tradicionais de controle, como a identificação, destruição, eliminação e tratamento de criadouros. A educação em saúde também é um pilar importante para conscientizar a população sobre a prevenção de focos do mosquito. “Os drones são uma ferramenta útil, mas não substituem a necessidade de ações integradas, contínuas e coordenadas no combate ao mosquito”, destacou Alex.

Além da vigilância, os drones também podem ser utilizados para a aplicação de larvicidas em áreas de difícil acesso, como lajes e caixas d’água, contribuindo para a redução da população de mosquitos e, consequentemente, diminuindo o risco de transmissão das doenças.

A introdução da tecnologia de drones como aliada no combate ao Aedes aegypti em Virgínia representa um passo importante na modernização das estratégias de saúde pública, trazendo mais eficiência e abrangência para as ações de prevenção e controle do mosquito.

Fotos: Divulgação | PMV

Conteúdo Relacionado

FERRAZ SANTOS – PROPAGANDA, PUBLICIDADE E MARKETING
CNPJ: 35.182.743/0001-04

Todos os direitos reservados.