Denúncia de tráfico humano levou a Polícia Militar a efetuar a prisão de dois homens na manhã desta quinta-feira (9) em Poços de Caldas. O caso envolve uma recém-nascida, a mãe de 24 anos, dependente química e dois homens com idades de 18 e 51 anos que seriam o pretendente comprador e o vendedor da bebê.
Segundo relatos da Polícia Militar, o caso chegou ao conhecimento da corporação através de denúncia. A mãe ainda se encontrava na Santa Casa de Poços de Caldas, em tratamento pós-parto ocorrido no dia 7 de janeiro, quando a dupla apareceu.
Por se tratar de dependente química e comprovada condição de vulnerabilidade da mãe, uma decisão judicial emitida anteriormente determinava o acolhimento emergencial da bebê.
Entretanto, passando-se por pai da criança, o homem de 51 anos pretendia vendê-la ao jovem que o acompanhava. No dia do nascimento eles foram ao hospital e o jovem chegou a oferecer à mãe a quantia de R$ 5 mil pela bebê, sendo a venda recusada e tendo a mãe decidido ficar com a recém-nascida mesmo perante decisão judicial que determina o acolhimento emergencial.
A mãe contou à PM que a proposta de venda já havia sido declarada desde o quinto mês de gestação, quando ela foi procurada pelo homem de 51 e ele propôs pagar R$ 5 mil pelo bebê se fosse do sexo masculino.
A dupla foi localizada pela polícia ainda no hospital. O homem de 51 anos tentou se passar por pai da criança, o que foi negado pela mulher. Diante da denúncia, os dois foram presos e levados à Delegacia da Polícia Civil onde segue inquérito que será concluído e remetido à Justiça. O caso é acompanhado pelo Conselho Tutelar.
Até esta quinta-feira a mãe se encontrava no hospital aguardando para fazer a laqueadura. A bebê permanecerá sob a tutela do programa Família Acolhedora.