Por Mariana Damásio
A Administração Municipal de Machado, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente, recebeu 42 fossas sépticas biodigestoras que serão destinadas a produtores rurais previamente cadastrados no município. A iniciativa amplia o saneamento básico no meio rural, reforçando o cuidado com a saúde pública e a preservação ambiental.
O recebimento contou com a presença do vice-prefeito Joelzinho, do secretário de Agricultura Fernando Lima, do presidente da Câmara Municipal e vereador Reinaldo Conti (Canela) e da diretora de Meio Ambiente, Carol Perez.
A ação dá continuidade ao trabalho iniciado em 2024 com a instalação de fossas sépticas no município. Em outubro de 2025, outras 26 unidades biodigestoras já haviam sido entregues a moradores da zona urbana que não tinham acesso à rede de esgoto, ampliando o alcance do saneamento básico em Machado.
A conquista é resultado da parceria entre o Executivo Municipal e o vereador Reinaldo Conti (Canela), com apoio do deputado estadual Mauro Tramonte, por meio de emenda parlamentar, além da atuação fundamental da EMATER, responsável por contribuir na elaboração e execução do projeto.
De acordo com o secretário de Agricultura, Fernando Lima, a iniciativa representa um avanço significativo para o campo.
“É um grande prazer hoje aqui na Secretaria de Agricultura estarmos recebendo mais 42 fossas sépticas biodigestoras, fruto de uma parceria com o vereador Reinaldo Conti, o Canela, e o deputado Mauro Tramonte, que disponibilizou essa emenda para que pudéssemos adquirir essas fossas e distribuir aos produtores cadastrados. Agradeço imensamente também à EMATER, que fez parte desse projeto, que vai melhorar ainda mais a questão sanitária e o saneamento básico rural desses produtores”, destacou.
O vice-prefeito Joel Nogueira Mendes ressaltou a importância da união entre os poderes e os ganhos ambientais da ação.
“Administração não se faz em duas mãos. É sempre com a cooperação do Legislativo e do Executivo e, neste caso, o meio ambiente agradece muito”, afirmou.
As fossas sépticas biodigestoras são equipamentos de alta eficiência, baixa manutenção e longa durabilidade, capazes de realizar o tratamento biológico dos efluentes, reduzindo quase a zero a carga orgânica e promovendo mais saúde e proteção ao meio ambiente no meio rural.
A Secretaria de Agricultura realizará o acompanhamento técnico e entrará em contato com os produtores cadastrados para orientar sobre a entrega e instalação dos equipamentos.
A iniciativa reforça o compromisso da Administração Municipal de Machado com o desenvolvimento sustentável, o fortalecimento do produtor rural e o respeito ao meio ambiente.






Fotos: Divulgação | PMM




