Município amplia acesso digital a tributos e dívida ativa e reduz necessidade de atendimentos presenciais
Por Redação | Porta A Gazeta RM
A Prefeitura de Cruzeiro (SP), por meio da Secretaria da Fazenda (SEFAZ), anunciou que os contribuintes agora podem consultar e atualizar online boletos vencidos, incluindo guias de Dívida Ativa, IPTU e outras taxas municipais, sem precisar se dirigir a um setor presencial para obter a segunda via. A novidade faz parte de um conjunto de medidas de digitalização dos serviços tributários e de atendimento ao contribuinte.
Segundo o site oficial da administração municipal, os munícipes podem acessar o portal da Prefeitura de Cruzeiro e clicar na opção “2ª Via IPTU/Bombeiros/Dívida Ativa”, onde estarão disponíveis opções para consultar débitos, gerar guias atualizadas e imprimir boletos vencidos de forma imediata. Esse serviço é voltado a tributos imobiliários, taxas e valores inscritos em dívida ativa que estejam pendentes de pagamento.
O serviço funciona por meio da plataforma eletrônica de emissão de tributos, integrada ao sistema municipal de arrecadação (SIAP e-GOV), que permite ao contribuinte informar seus dados (como CPF, CNPJ ou número de inscrição) e acessar suas pendências tributárias, emitir boletos com valores atualizados e realizar a impressão ou salvamento para pagamento em bancos, lotéricas ou via PIX/Banco digital.
Antes da implementação dessa ferramenta digital, era comum que os cidadãos que tivessem acordos em Dívida Ativa ou boletos vencidos precisassem comparecer pessoalmente ao setor de Dívida Ativa, ou ao atendimento da Secretaria da Fazenda para solicitar a emissão de nova guia. Essa necessidade de deslocamento resultava em maior tempo e custos para os contribuintes.
A mudança faz parte de um movimento mais amplo da Prefeitura de Cruzeiro para ampliar os serviços digitais disponíveis ao público, alinhando-se à tendência de simplificação e desburocratização do atendimento municipal. Recentemente, a gestão também passou a oferecer a emissão 100% digital de Certidões Negativas de Débitos, dispensando a necessidade de atendimento presencial para esse tipo de documento.
A Secretaria da Fazenda orienta que os munícipes utilizem preferencialmente o canal eletrônico para emissão de guias e atualização de boletos, especialmente no caso de impostos vencidos ou débitos inscritos em Dívida Ativa, e mantenham seus dados sempre atualizados nos sistemas da Prefeitura para garantir o correto processamento dos tributos.
A medida reforça o compromisso da administração pública com a modernização dos serviços públicos, a redução de barreiras no atendimento e a oferta de soluções que facilitam os compromissos fiscais dos cidadãos no dia a dia.
Foto: Ilustração




