Por Redação | Portal A Gazeta RM
A Prefeitura de Pindamonhangaba recebeu nesta semana uma denúncia sobre uma tentativa de golpe direcionada a comerciantes do município. O esquema envolve o envio de notificações fraudulentas sobre supostas irregularidades nos alvarás de funcionamento, utilizando indevidamente o nome da Prefeitura
O caso foi identificado após uma empresa local relatar a coleta de um e-mail informando que havia uma denúncia anônima contra o estabelecimento, indicando possíveis problemas que não seriam resolvidos. A mensagem, que parecia oficial, apresentava erros importantes, como a menção a um “Departamento de Licenciamento Urbano e Obras”, órgão que não existe na estrutura administrativa do município.
De acordo com o secretário adjunto de Administração, Vitor Macedo, “qualquer comunicação oficial é realizada exclusivamente por meio de seus canais oficiais, específicos. Além disso, não é prática da administração pública enviar notificações sobre alvarás por e-mail ou requisitos de pagamentos fora das vias regulares”, explicou o secretário.
O secretário orientou ainda que, ao receber e-mails suspeitos, os comerciantes evitem
“Pedimos que todos os comerciantes fiquem atentos a esse tipo de abordagem. Em caso de dúvidas, recomendamos que entrem em contato diretamente com os nossos canais oficiais ou se dirijam ao Paço Municipal para verificar a autenticidade de qualquer comunicação”, finalizou o secretário.
Foto: Divulgação