Skip to content

Traficantes montam sistema clandestino de vigilância em morro de Angra dos Reis, RJ e estrutura é desmantelada pela Polícia Civil

Equipamentos eram usados para monitorar movimentação policial e de moradores; drogas, arma e rádio comunicador foram apreendidos durante a ação

Por Redação | Porta A Gazeta RM

Uma operação da Polícia Civil realizada na quarta-feira (4) desarticulou um sistema clandestino de vigilância utilizado por traficantes no Morro do Santo Antônio, localizado na região central de Angra dos Reis, no sul do estado do Rio de Janeiro. A ação integra a operação “Kira”, que tem como objetivo combater o tráfico de drogas e reduzir a atuação de facções criminosas em comunidades da cidade.

De acordo com informações da Polícia Civil, criminosos instalaram câmeras escondidas em diferentes pontos da comunidade para monitorar a movimentação policial e também o fluxo de moradores na região. Os equipamentos permitiam que integrantes do grupo criminoso acompanhassem, em tempo real, qualquer aproximação de viaturas ou operações das forças de segurança.

Durante as diligências, os agentes identificaram a fiação ligada aos equipamentos e seguiram o trajeto dos cabos até uma casa abandonada. No imóvel, os policiais localizaram uma espécie de central de monitoramento utilizada pelos traficantes. A estrutura foi desativada no local e todo o material apreendido foi encaminhado para perícia.

Esse tipo de sistema clandestino já foi identificado em outras operações na região, onde facções utilizam câmeras, televisores e rádios comunicadores para acompanhar a presença policial e orientar a movimentação de integrantes do tráfico dentro das comunidades.

Durante a operação, as equipes também se deslocaram até um ponto conhecido pela venda de entorpecentes na localidade. Segundo a polícia, suspeitos que estavam no local efetuaram disparos contra os agentes, que reagiram. Após o confronto, os criminosos fugiram em direção a uma área de mata próxima.

Na sequência das buscas, os policiais encontraram uma bolsa escondida atrás de uma caixa d’água contendo drogas e um rádio transmissor utilizado para comunicação entre integrantes do grupo criminoso. Um jovem foi localizado nas proximidades e acabou detido para averiguação.

Ao todo, foram apreendidos um rádio comunicador, uma espingarda e diversas porções de drogas, entre elas 53 invólucros de haxixe, 155 trouxinhas de maconha, 200 sacolés de crack e 393 cápsulas de cocaína.

O suspeito detido e todo o material recolhido foram encaminhados para a delegacia de Angra dos Reis, onde o caso foi registrado. As investigações continuam para identificar outros envolvidos no esquema de tráfico de drogas e no sistema de monitoramento clandestino instalado na comunidade.

Foto: Divulgação | PCRJ

Conteúdo Relacionado