Notícias

Natal na Serra: Santo Antônio do Pinhal, SP inaugura iluminação, decoração artesanal e presépio mecanizado 

Programação conta com desfile de Natal, teatro infantil e espetáculos de música e dança

O Natal na serra é mais que agradável não apenas pelo clima. Praças e jardins com decoração feita artesanalmente transmitem alegria e harmonia. A inauguração da iluminação de Natal e do Presépio Mecanizado acontecem neste sábado (23), às 19h, em Santo Antônio do Pinhal-SP.

O ponto de encontro será no corredor de luzes na escadaria da Igreja São Benedito, na av. Min. Nelson Hungria, no Centro. Veja a programação completa abaixo.

Em seguida, às 20h, a Famsap (Fanfarra Municipal de Santo Antônio do Pinhal) abre as festividades de inauguração do mais antigo Presépio Mecanizado da RM Vale. Será na praça da Igreja Matriz, também no Centro.

O presépio foi projetado e confeccionado pelo artista Gustavo Granato Motta da Costa. Tem cerca de 20m² de área e foi todo construído de forma artesanal, incluindo peças que eram utilizadas pelo avô José Motta, há quase meio século.

DECORAÇÃO ARTESANAL – De acordo com a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Claudete Mendonça, que também é coordenadora de toda a decoração, o Natal em Santo Antônio do Pinhal se destaca pela sua beleza e pelos detalhes.

“Tudo foi produzido artesanalmente. Tivemos apoio de empresários e utilizamos diversos materiais recicláveis como madeira, garrafas de água, CDs, antenas parabólicas, cúpulas de luminárias, entre outros. O trabalho levou meses e nossa expectativa é que as pessoas e os visitantes entrem no clima com sentimento de doação e reflexão nessa época tão importante para nossas vidas”, disse Claudete.

Cada detalhe surpreende. As árvores estão decoradas com botinhas que tiveram as mãos do pessoal do grupo Viver Bem. Os postes de iluminação rústica receberam as guirlandas também artesanais.

Bolas brilhantes, chão de luzes, personagens dos contos de fadas, anjos, duendes, doces e muita magia. Serão vários os pontos para contemplar e registrar o momento em fotos com a família e os amigos.

DESFILE DE NATAL – As festividades de final de ano contam ainda com teatro itinerante e infantil, espetáculos de dança e música no Auditório, desfile Parada de Natal e a tão esperada chegada do Papai Noel com o Projeto Montanh’Arte, no dia 17 de dezembro, às 19h.

Já a III Feirart (Feira de Artesanato) edição de Natal será realizada de 16 de dezembro a 7 de janeiro na Quadra, atrás do Auditório Municipal, na rua Cel. Sebastião Marcondes Silva, 132, no Centro. Todo sábado, das 13h às 22h, e domingo, das 10h às 18h, com entrada gratuita.

O evento é realizado pela prefeitura, por meio do FSS, em parceria com a Associação dos Artesãos de Santo Antônio do Pinhal (Artesap).

VISITAÇÃO PRESÉPIO ANIMADO SANTO ANTÔNIO

De domingo a domingo – das 7h às 21h

Local: Praça da Igreja Matriz – Centro.

PROGRAMAÇÃO ENCANTO DE NATAL 2023 :: Santo Antônio do Pinhal-SP
25/11 (SÁB)Despertar das Luzes Escadaria da Igreja São Benedito – Centro19hInauguração do Presépio MecanizadoPraça da Igreja Matriz – Centro20hParticipação: Famsap
01/12 (SEX)Parada do Natal Encantado Av. Min Nelson Hungria e rua Gov. Carvalho Pinto 20h
02/12 (SÁB)Espetáculo de Dança do Projeto Montanh’Arte Auditório Municipal – rua Cel. Sebastião Marcondes da Silva, 132 – Centro16h e 19h 
08/12 (SEX)Teatro ItineranteCentro20h
09/12 (SÁB)Espetáculo Musical do Projeto Montanh’ArteAuditório Municipal19h
15/12 (SEX)Roda de CapoeiraPraça do Artesão19h
16/12 (SÁB)Teatro HighSchool DanceAuditório Municipal – rua Cel. Sebastião Marcondes da Silva, 132 – Centro 19hFeirart Edição de NatalQuadra – rua Cel. Sebastião Marcondes da Silva, 132 – Centro13h às 22h
17/12 (DOM)Chegada do Papai Noel com o Projeto Montanh’ArtePraça do Artesão 19hFeirart Edição de NatalQuadra – rua Cel. Sebastião Marcondes da Silva, 132 – Centro10h às 18h
22/12 (SEX)Teatro ItineranteCentro20h
23/12 (SÁB)Teatro ItineranteCentro20hFeirart Edição de NatalQuadra – rua Cel. Sebastião Marcondes da Silva, 132 – Centro13h às 22h
24/12 (DOM)Feirart Edição de NatalQuadra – rua Cel. Sebastião Marcondes da Silva, 132 – Centro10h às 18h
30/12 (SÁB)Feirart Edição de NatalQuadra – rua Cel. Sebastião Marcondes da Silva, 132 – Centro13h às 22h
31/12 (DOM)Música na PraçaPraça do Artesão15h
31/12 (DOM)Feirart Edição de NatalQuadra – rua Cel. Sebastião Marcondes da Silva, 132 – Centro10h às 18hShow da ViradaPraça do Artesão22h
6/1 (SÁB)Feirart Edição de NatalQuadra – rua Cel. Sebastião Marcondes da Silva, 132 – Centro13h às 22h
7/1 (DOM)Feirart Edição de NatalQuadra – rua Cel. Sebastião Marcondes da Silva, 132 – Centro10h às 18h.

Crédito das Fotos: José Carlos Júnior/PMSAP

Assessoria de Comunicação Institucional