Destaque PequenoSul Fluminense

Alunos de Itatiaia são destaque em competições de Matemática e Astronomia

Os estudantes da rede municipal de Itatiaia que participaram da edição deste ano da OBA (Olímpiada Brasileira de Astronomia e Astronáutica), da MOBFOG (Mostra Brasileira de Foguetes), da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) e do concurso Canguru receberam suas medalhas nesta quinta-feira (07/12),em evento que aconteceu na Escola Municipal Campo Belo. Ao todo, 171 alunos participaram das quatro competições, sendo que 27 deles foram certificados na Olímpiada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, 11 na Mostra Brasileira de Foguetes, 46 na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e 160 no concurso Canguru. 

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, na OBA 2023 um estudante de Itatiaia recebeu medalha de ouro, um foi certificado com a prata e sete foram destacados com o bronze. Já na MOBFog, um aluno ficou com o ouro, um com a prata e um com o bronze. “A OBA e a MOBFOG são eventos abertos à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais. Podem participar alunos do 1° ano do ensino fundamental até estudantes do último ano do ensino médio”, explica Ivan Carlos Francisco, professor orientador da participação dos alunos nas Olímpiadas.  

Cinco alunos de Itatiaia que foram destaque com ouro, 15 com a prata e 26 com o bronze.na da Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, também receberam suas medalhas. O projeto, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática, é promovido com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, sendo dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras.   

“O público-alvo da OBMEP é composto de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até último ano do Ensino Médio. Ela foi criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, contribuindo para a melhoria da qualidade da educação básica. Já no Concurso Canguru, que é aberto a todos os estudantes do 3º ano do Fundamental I até a 3ª série do Ensino Médio que desejam se dedicar e desafiar seus conhecimentos matemáticos, cinco estudantes de Itatiaia receberam medalhas de ouro, 10 ficaram com a prata e 15 com o bronze”, informa Ivan.