Notícias

Minas Gerais possui 28% da população com obesidade

Segundo o Atlas Mundial de Obesidade de 2022, a doença deve atingir 30% da população adulta até 2023

Segundo dados da Universidade Federal de Viçosa (UFV), 61,9% dos mineiros têm sobrepeso.

Uma estimativa feita pelo Atlas Mundial da Obesidade 2022 aponta que a doença deve atingir quase 30% da população adulta brasileira em 2030. Diante deste dado, é importante lembrar que, de acordo com o levantamento do Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS). O Mapa da Obesidade em Minas Gerais, desenvolvido pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), aponta que 61,9% dos mineiros têm sobrepeso e, desses, 28% estavam com algum grau de obesidade.

O Coordenadora do Curso de Enfermagem da Faculdade Anhanguera, Thais de Novais Degani, explica que a obesidade acontece por diversos fatores. “O consumo exagerado de calorias proveniente de alimentos é o maior fator para a obesidade. O acúmulo de gordura acontece quando há um desequilíbrio entre a energia que é inserida no corpo por meio das refeições e a que é eliminada por meio das atividades do dia a dia”, diz. 

A especialista adiciona ao contexto o período de pandemia de Covid-19 que deixou a população mais vulnerável ao consumo de alimentos industrializados. “O contexto de vida dos últimos anos pode ter feito com que o metabolismo da população ficasse mais lento, além de maior exposição ao risco de colesterol alto, diabete e hipertensão arterial. Por isso é essencial buscar manter a rotina de exame em dia, como também realizar uma consulta com um especialista”, comenta. 

Para quem está sedentário, a profissional recomenda que se inicie moderadamente, com treinos de baixa intensidade, desde que sejam aeróbicos, como correr, caminhar, pedalar e dançar. É importante também buscar a orientação de um profissional de Educação Física, que irá avaliar e aconselhar as atividades ideais, de acordo com seu objetivo e condição física atual.

Confira mais 5 dicas elencadas pela especialista:  

Faça um checkup para verificar se o corpo está apto à prática de atividade física;  

Manter uma alimentação saudável e se necessário buscar um nutricionista; 

Para iniciantes, que buscam simplesmente qualidade de vida e bem-estar, é recomendado em torno de 150 minutos semanais divididos de 3 a 5 vezes por semana;  

Aumente gradativamente o tempo semanal ou a intensidade dos exercícios.   

Quem já prática regularmente atividades físicas mais intensas é importante estabelecer os objetivos para se determinar a duração que pode ser até 6 vezes por semana em uma intensidade mais elevada que o iniciante.  

Por Nágila Pires  | Assessoria de Imprensa